sexta-feira, 23 de outubro de 2026
Regulamentação

Em dupla derrota de Bolsonaro, Pacheco e Rosa Weber enterram MP das fake news

Presidente do Senado devolve medida, também suspensa por ministra do STF, que favorecia a disseminação de desinformação.

Redação O Hojepor em
Em dupla derrota de Bolsonaro
Presidente do Senado devolve medida

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), devolveu na última terça-feira (14/09) a Medida Provisória (MP), que favorecia a disseminação de fake news nas redes sociais e impedia redes sociais de remover conteúdos que ferissem suas regras. A medida foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) as vésperas das manifestações de 7 de setembro, como forma de aceno a sua base eleitoral.

A devolução da MP ao Palácio do Planalto foi solicitada por alguns parlamentares, que argumentam inconstitucionalidade do texto e por, indiretamente, favorecer perfis bolsonaristas que promovem desinformações e disseminam fake news. Ainda na terça-feira, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber havia suspendido a medida.

No documento enviado a Bolsonaro, Pacheco explicou que recusou e devolveu a MP porque considera que gera insegurança jurídica “ao promover alterações inopinadas ao Marco Civil da Internet, com prazo exíguo para adaptação e com previsão de imediata responsabilização pela inobservância de suas disposições”.

O senador também afirmou que a MP configura um “abalo” no desempenho das funções do Congresso. Ele citou, também, que o texto impacta diretamente o processo eleitoral, pois a dificuldade de retirar de circulação um texto mentiroso ou desinformativo poderia trazer prejuízos para uma candidatura eventualmente atingida.

“A mera tramitação da medida provisória já constitui fator de abalo ao desempenho do mister constitucional do Congresso Nacional”, diz um dos trechos do documento, lido por Pacheco no plenário do Senado.

Já a decisão de Weber contra a MP introduz uma solicitação ao presidente do STF, Luiz Fux, para que convoque uma sessão virtual extraordinária a fim de que a Corte referende sua decisão. O colegiado deve analisar a determinação da magistrada entre quinta e sexta-feira.

Antes da MP ter sido tornada nula, Bolsonaro a defendeu em cerimônia no Palácio do Planalto, afirmando que “fake news faz parte da nossa vida”. E comparou a publicação de inverdades na web e nas redes sociais a “mentir para a namorada”.

“A internet é um sucesso. Lembrando da Rede Globo e de Chacrinha: ‘Quem não se comunica se trumbica’. Agora, tem que comunicar bem. Se comunicar mal, não tem futuro. Fake news faz parte da nossa vida. Quem nunca contou uma mentirinha para a namorada? Se não contasse, a noite não ia acabar bem. Eu nunca menti para a dona Michelle”, disse.

Ele também defendeu o fim da regulamentação da internet. “Não precisamos regularizar isso aí. Deixemos o povo à vontade. Obviamente, quando se vai para pedofilia e outras coisas mais, aí não tem cabimento. Isso não é fake news, isso é crime. E as comunicações representam a liberdade. Muitas vezes erramos. Quem nunca errou, não é?, no palavreado? Às vezes, custa caro para a gente, mas é melhor viver assim com a imprensa em liberdade do que não ter liberdade. Realmente não tem fronteira nas comunicações”, explicou.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Bolsonaro Brasil rodrigo pacheco Senado STF

Veja também

TSE dá 24 horas para Meta e X explicarem regras de IA e conteúdos políticos

ELEIÇÕES 2026

TSE dá 24 horas para Meta e X explicarem regras de IA e conteúdos políticos

Decisão cobra informações sobre anúncios eleitorais, alcance de publicações e remoções
Mendonça diz que Lula e Flávio podem abrir sigilos sem autorização do TSE

Desafio entre candidatos

Mendonça diz que Lula e Flávio podem abrir sigilos sem autorização do TSE

André Mendonça afirma que cabe aos eleitores avaliar divulgação de sigilos
Datafolha: Flávio Bolsonaro tem 47% e Lula registra 46% no segundo turno

Pesquisa eleitoral

Datafolha: Flávio Bolsonaro tem 47% e Lula registra 46% no segundo turno

Pesquisa Datafolha aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula a três dias da eleição
Datafolha aponta Celina com 59% dos votos válidos no DF

POLÍTICA

Datafolha aponta Celina com 59% dos votos válidos no DF

Pesquisa mostra Leandro Grass com 41% e indica que 90% dos eleitores já definiram o voto a três di...
TSE acata pedido de Flávio e pede a Meta relatório sobre ‘Exército do Lula’

eleições 2026

TSE acata pedido de Flávio e pede a Meta relatório sobre ‘Exército do Lula’

Kassio Nunes Marques solicitou que a plataforma apresente um relatório técnico sobre o funcionamen...
Celina destaca novo centro para crianças com TEA no DF: “Aquilo que é melhor tem que ser para a população”

POLÍTICA

Celina destaca novo centro para crianças com TEA no DF: “Aquilo que é melhor tem que ser para a população”

Governadora destaca novo centro de referência para crianças autistas e afirma que modelo será amp...
Prefeito de Nova York comemora fim da escala 6×1 no Brasil e relembra encontro com Lula

"Parabéns por essa conquista"

Prefeito de Nova York comemora fim da escala 6×1 no Brasil e relembra encontro com Lula

Zohan Mamdani (Democrata) citou que os trabalhadores americanos lutaram por décadas pelo direito e ...
Prazo para comícios e atividades de campanha termina nesta quinta-feira (22)

Eleições 2026

Prazo para comícios e atividades de campanha termina nesta quinta-feira (22)

TSE também veda publicações e republicações de novos conteúdos produzidos ou alterados por int...