Terremoto de magnitude 5,8 causa morte e destruição na ilha de Creta, na Grécia
Um terremoto de magnitude 5,8 atingiu a maior ilha grega de Creta na manhã desta segunda-feira (27/09). Com os desabamentos causados pelo tremor, ao menos uma pessoa morreu e várias pessoas ficaram feridas. O terremoto ocorreu às 9h17 do horário local, 3h17 no de Brasília, e cerca de nove tremores secundários aumentaram os danos nos […]
Um terremoto de magnitude 5,8 atingiu a maior ilha grega de Creta na manhã desta segunda-feira (27/09). Com os desabamentos causados pelo tremor, ao menos uma pessoa morreu e várias pessoas ficaram feridas.
O terremoto ocorreu às 9h17 do horário local, 3h17 no de Brasília, e cerca de nove tremores secundários aumentaram os danos nos vilarejos próximos ao epicentro. Segundo o Instituto Geodinâmico de Atenas, o epicentro do terremoto foi a 10 km de profundidade, a 346 km ao sul da capital Atenas e a 23 km a noroeste de Arvi, no sudeste de Creta.
Uma morte foi registrada na cidade de Arkalochori. Também foram registradas nove pessoas feridas e danos consideráveis em edifícios. A mídia local relata o desabamento de paredes de edifícios antigos de pedra em aldeias próximas ao epicentro do tremor, na parte oriental da ilha.
Muitas pessoas, tentando se manter a salvo, correram para as ruas em Heraklion, a principal cidade de Creta. Os alunos das escolas foram instruídos a deixar as salas de aula e se reunir nos pátios e em praças.
Os voos não foram afetados no aeroporto de Heraklion, e segundo a associação de hoteleiros não houve danos graves a nenhum empreendimento da região.