Vídeo mostra homem negro paraplégico sendo retirado a força de seu carro, nos EUA
Clifford Owensby, de 39 anos, foi retirado a força de seu veículo e imobilizado no chão
Circula pelas redes sociais e meios de comunicação um novo vídeo de agressão policial ocorrida nos Estados Unidos, no qual um homem negro é filmado sendo arrastado de seu carro por policiais enquanto grita repetidamente “sou paraplégico”.
As imagens de uma câmera instalada na farda de um dos policiais mostram Clifford Owensby, de 39 anos, sendo parado por policiais de Dayton, no estado de Ohio. Os policiais pedem a ele que saísse do carro para que pudessem revistar o veículo em busca de drogas.
Owensby se recusa, dizendo que é incapaz de movimentar as pernas. Os policiais insistem que ele saia e puxam o homem para fora do veículo pelos cabelos e pelos braços enquanto ele grita por ajuda.
O caso
O Departamento de Polícia de Dayton disse que os dois policiais faziam parte de uma investigação de narcóticos no bairro de Dayton View e viram o carro saindo de uma casa onde suspostamente ocorria tráfico de drogas.
Uma equipe K-9 foi convocada para uma “detecção de ar livre” no carro de Owensby. Segundo a política do departamento, a vistoria exige que os ocupantes deixem o veículo para sua segurança, assim como a do cão que fará a vistoria.
Ao recusar sair do carro, Owensby pede a um policial que chame um “camisa branca”, ou seja, um superior. “O negócio é o seguinte, vou puxar você para fora e depois chamar uma camisa branca”, responde um dos policiais.
À medida que a tensão do envolvidos aumenta, o policial diz: “Você pode cooperar e sair do carro ou vou arrastá-lo para fora. Você vê suas duas opções aqui?”. Com isso, Owensby foi retirado a força de seu veículo e imobilizado no chão.
Repercussão do caso
A prefeita de Dayton, Nan Whaley, descreveu a filmagem como “muito preocupante”.
Grupos de direitos civis dizem que também estão investigando o incidente.
“Puxar este homem para fora do carro, pelos cabelos — um paraplégico — é totalmente inaceitável, desumano e coloca uma luz negativa em nossa grande cidade de Dayton, Ohio”, disse Derrick Foward, da Associação Nacional para o Avanço de Pessoas de Cor, ao jornal The Washington Post.
O caso ocorreu no dia 30 de setembro. O Departamento de Polícia de Dayton afirmou que os policiais envolvidos na ação estão sendo investigados. O Departamento afirma ainda ter encontrado um saco de dinheiro contendo U$ 22.450 (R$ 124 mil) no carro.
Owensby não foi acusado de qualquer crime relacionado com drogas.
Veja abaixo o vídeo do momento da abordagem: