Apenas neste ano, Amma afirmou ter recolhido mais de 3 mil preservativos no Bosque dos Buritis
Prefeitura de Goiânia vai realizar, neste sábado (16/10), o mutirão “Salve o Bosque”, com ação de educação ambiental para remover todo lixo deixado pelas pessoas
A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), por meio da Prefeitura de Goiânia, vai realizar, na manhã deste sábado (16/10), o mutirão “Salve o Bosque”, uma ação de educação ambiental da para remover todo o lixo que tem sido deixado no Bosque dos Buritis. Somente neste ano, por exemplo, a pasta afirmou ter recolhido mais de 3 mil preservativos no parque, que é a unidade de conservação mais antiga da cidade, abriga centenas de espécies de animais e tem sofrido com a poluição gerada pelos frequentadores do local.
“Nossos servidores fazem rotineiramente a limpeza do Bosque dos Buritis, que tem lixeiras em toda a sua área interna, e mesmo assim são surpreendidos com a quantidade de materiais jogados na mata que fica no interior do parque, atingindo as nascentes e prejudicando o solo, a água e toda a fauna da unidade”, explica o presidente da Amma, Luan Alves. “São principalmente camisinhas e garrafas plásticas, em grandes quantidades, deixadas por pessoas que não respeitam o parque”, detalha.
Semanalmente, a Amma recolhe cerca de 600 litros de resíduos sólidos dentro da área de preservação do Bosque dos Buritis. “Queremos conscientizar a população e orientar os frequentadores quanto ao bom uso do parque e aos impactos deste tipo de ação no ecossistema da unidade. É comum nossos servidores encontrarem tartarugas e aves, por exemplo, tentando se alimentar desses materiais que são deixados aqui”, contou Luan Alves.