O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Acidentes

Acidentes domésticos: após acidente com Ana Maria Braga, especialista fala sobre cuidados com lesões

A apresentadora, que tem 72 anos, precisou ser internada após sofrer queda dentro de casa

Postado em 2 de novembro de 2021 por Augusto Sobrinho
Acidentes domésticos: após acidente com Ana Maria Braga
A apresentadora

De acordo com o Ministério da Saúde, um em cada três indivíduos com mais de 65 anos sofre quedas. Destes, um em cada 20 sofre fraturas ou necessita de internação, como aconteceu com a apresentadora Ana Maria Braga no último domingo (24/10) . Dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, o índice é ainda maior: 40% caem a cada ano.

As quedas são os principais fatores de acidentes com as mãos e punhos, principalmente em banheiros e quartos, seguidas das lesões cortantes com facas, na cozinha, e choques elétricos em tomadas, que acometem principalmente as crianças.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, os acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças de até 14 anos. Por ano, são contabilizadas aproximadamente 3.600 mortes de crianças além de 111 mil hospitalizações devido a estes incidentes.

Segundo o médico cirurgião da mão Henrique Bufáiçal, todo e qualquer acidente nas mãos e punhos pode ser potencialmente perigoso, assim, qualquer trauma após quedas, cortes em dedos e punho e choques devem ser avaliados por um especialista em mãos. “Em casos de quedas e suspeitas de faturas deve-se colocar gelo no segmento afetado, manter o local o mais imobilizado possível e procurar um pronto socorro”, salienta o especialista.

Em casos de acidente com cortes, Henrique Bufáiçal frisa que é importante lavar bem o ferimento com água corrente, ocluir o ferimento e também procurar ajuda especializada o quanto antes. “Lembrar que ferimentos só podem ser suturados até no máximo 6 horas após o seu acontecimento”, alerta.

Quando há amputação, mais raro em ambientes domésticos, o ortopedista indica colocar o segmento amputado dentro de um recipiente com soro fisiológico. “Após isso, acondicionar o recipiente em gelo buscando o pronto socorro o mais rápido possível”, acrescenta.

O especialista em cirurgia da mão dá algumas dicas para deixar o ambiente doméstico mais seguro:

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.