Jair Bolsonaro deve se filiar ao Partido Liberal e presidente da sigla confirma em aúdio
O presidente do PL é ex-aliado do PT, foi condenado e preso no esquema do mensalão. Confira detalhes
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda-feira (8/11) que está “99% fechado” para se filiar ao Partido Liberal (PL), partido da deputada federal Magda Mofatto. A informação foi veiculada, a princípio, pela CNN Brasil e, na ocasião, Bolsonaro teria dito que a “chance de dar errado [a negociação] é zero”. Nesta quarta-feira (10) deve haver uma reunião para tratar dos últimos detalhes com Valdemar Costa Neto, presidente da sigla. Após isso, “marcar a data do casamento”, teria dito Valdemar.
O presidente do PL é ex-aliado do PT, como lembrou a Folha de São Paulo, e foi condenado e preso no esquema do mensalão. Em áudio enviado por assessores nesta segunda-feira, Valdemar disse ainda que Bolsonaro tem conversado com os três principais partidos da base de sustentação dele no Congresso para que todos sejam atendidos – além do PL, o PP e o Republicanos.
“Hoje ele me informou que falou com o Ciro [Nogueira, do PP, ministro da Casa Civil ], e com os outros partidos. Temos que nos entender para que todos sejam atendidos. Política é isso. Hoje o PP tem a presidência da Câmara, amanhã, vamos querer ter essa presidência. Tem a eleição do Arthur e nós vamos apoiar? E depois de nós, vai vir o PRB (Republicanos) todos temos que crescer. Não pode ficar para trás. Se temos um grupo temos que estar unidos”, disse Valdemar”, diz o áudio.
Caso não se filie, Bolsonaro completará dois sem partido no próximo dia 19, desde que pediu desfiliação do PSL. Vale lembrar, ainda, que tanto o presidente como outros políticos sem partido ou que devem mudar de sigla, tem até março pra fazer as definições.