O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Política

Moro no Podemos expõe mais um racha do partido em Goiás

Cinco anos após dizer que jamais entraria para a política, Sergio Moro embarca em campanha à presidência

Postado em 9 de novembro de 2021 por Marcelo Mariano
Moro no Podemos expõe mais um racha do partido em Goiás
Cinco anos após dizer que jamais entraria para a política

“Jamais entraria para a política”, disse o então juiz Sergio Moro, responsável por julgar em primeira instância os casos da Operação Lava Jato, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, em novembro de 2016.

Cinco anos depois, Moro está prestes a se filiar ao Podemos. O anúncio oficial será feito durante evento em Brasília nesta quarta-feira (10).

Nesse meio tempo, o ex-juiz ocupou o Ministério da Justiça e Segurança Pública por mais de um ano da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Moro saiu do cargo brigado com Bolsonaro, acusando o presidente de interferir na Polícia Federal (PF). Muito se falava que ele poderia ser indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), mas agora o caminho é o de tentar viabilizar sua candidatura ao Palácio do Planalto, diferentemente do que havia prometido ao Estadão.

No Podemos, o ex-juiz e ex-ministro se coloca como uma alternativa não só a Bolsonaro, mas também ao ex-presidente Lula (PT), talvez o seu principal adversário.

Trata-se, portanto, de mais uma nome da chamada terceira via, que tem mais candidatos do que votos. Porém, ainda escorado no lavajatismo, Moro já aparece bem-colocado nas pesquisas e, embora tenha resistência no meio político, deve conquistar uma boa parte do eleitorado de direita.

Goiás

Há quem acredite que a política nacional influencie a local. Alguma relevância tem, de fato. Se será determinante para definir as alianças das eleições de 2022, essa é uma outra história.

Em Goiás, o Podemos já estava dividido antes mesmo de Moro. A filiação do ex-juiz ao partido expõe apenas mais um racha.

Deputado federal e presidente estadual do Podemos, José Nelto segue como aliado do governador Ronaldo Caiado (DEM), apesar de se mostrar insatisfeito com a indicação de Daniel Vilela (MDB) à vaga de vice na chapa caiadista do ano que vem.

Nelto também é apoiador declarado de Moro e, inclusive, especula-se que ele possa ser o coordenador em Goiás da campanha presidencial do ex-ministro de Bolsonaro.

Por outro lado, o vereador de Goiânia Ronilson Reis (Podemos), que não terá janela partidária em 2022 para trocar de partido, garante que ficará ao lado do presidente e contra Moro.

Há, ainda, uma outra discordância entre Nelto e Ronilson. Diferentemente do deputado federal, o vereador é entusiasta da candidatura do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), ao governo estadual em oposição a Caiado.

Ex-MDB, Mendanha é cotado para se filiar ao Podemos. Ele teria preferência por estar em um partido com presidenciável de centro. Como Moro é de direita, talvez isso mude um pouco a opinião do prefeito de Aparecida de Goiânia.

Um dos articuladores da possível ida de Mendanha ao Podemos é o seu secretário municipal de Relações Institucionais, Felipe Cortez, presidente do diretório metropolitano do partido e com influência junto à executiva nacional.

Se Mendanha for mesmo para o Podemos, Nelto tende a deixar a legenda. Com isso, a coordenação da campanha de Moro em Goiás passaria para outras mãos, possivelmente as de Cortez.

Para deixar a situação ainda mais complexa, o deputado federal Delegado Waldir (União Brasil) é lavajatista declarado e mais um apoiador de Moro. O problema é que ele busca a vaga de senador na chapa de Caiado. Além disso, a União Brasil pode ter o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta como candidato a presidente. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também