Covid-19: confira o andamento da vacinação nos 5 maiores municípios de Goiás
Em Goiás, 3,7 milhões já estavam completamente vacinados até a última quinta (18/11).
A vacinação contra covid- 19 no Brasil ultrapassou nesta sexta-feira (19/11) o marco de 300 milhões de doses aplicadas desde janeiro, quando a imunização começou. Os resultados do avanço na vacinação refletem no cenário epidemiológico da doença. Desde o pico da pandemia, registrado em abril, a média móvel de óbitos caiu 91,7%, ficando em 265 óbitos em média nas duas últimas semanas.
Até o momento, 157,6 milhões de brasileiros receberam a primeira dose e 129,8 milhões tomaram as duas doses ou dose única da vacina. Em Goiás, dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES GO) mostram que 5,1 milhões de goianos já receberam a primeira dose, e 3,7 milhões já estão completamente vacinados até a última quinta (18).
Confira abaixo o balanço da vacinação nos maiores municípios de Goiás:
Goiânia
A capital de Goiás já vacinou com ao menos a primeira dose 84% da população vacinável (acima de 12 anos), ou seja, 1.099.372 do total de 1.516.113 de habitantes. Com a segunda dose ou a dose única, já foram 831.972 pessoas vacinadas, 64% dos habitantes com mais de 12 anos.
A vacinação contra a Covid-19 para primeira, segunda e terceira dose acontecem sem necessidade de agendamento nas 61 salas de vacinação de rotina. A lista com os locais pode ser acessada clicando aqui.
O Drive-thru no Shopping Passeio das Águas está funcionando sem necessidade de agendamento, para aplicação da terceira dose (dose de reforço) para população com mais de 50 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimindos.
Pedestres podem receber a segunda dose ou dose de reforço no Clube da Caixa Econômica / APCEF-GO, ou a primeira dose no Centro Municipal de Vacinação (CMV), também sem agendamento, das 8h às 17h.
Aparecida de Goiânia
Em Aparecida de Goiânia, já foram 409.272 pessoas vacinada com a primeira dose (86% da população vacinável), e 282.746 vacinadas com a segunda dose (60% da população vacinável).
Na quinta-feira (18) a Prefeitura de Aparecida inseriu a vacinação contra a covid-19 em todas as salas de imunização da cidade. Até então, dez postos fixos ofereciam o serviço. Com a ampliação, a vacinação passa a ser ofertada em 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município, além da Central de Imunização e do drive-thru da Cidade Administrativa.
Qualquer pessoa acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a covid, mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.
Para receber a segunda dose basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação, seguidos pela Secretaria de Saúde: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.
Quanto à terceira dose, qualquer pessoa que tenha recebido a segunda dose da vacina contra a covid há cinco meses pode receber a dose de reforço (terceira dose), mediante a apresentação do documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Ainda não está disponível a aplicação da dose de reforço em quem recebeu vacina dose única (Janssen).
Anápolis
O município de Anápolis já vacinou 287.119 pessoas com a primeira dose e 206. 376 com a segunda, 87% e 63% das pessoas acima de 12 anos, respectivamente. Todos as doses estão sendo aplicadas mediante distribuição de senha nas unidades de saúde da cidade.
Primeira dose:
– Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos, gestantes e puérperas
– Pfizer para pessoas a partir de 18 anos
Distribuição de senhas: matutino às 7h, vespertino às 13h e noturno às 18h, nas unidades de saúde Anexo Itamaraty, Bandeiras, Filostro Machado e Bairro de Lourdes; Matutino às 7h e vespertino às 13h, na UniEvangélica, Unidades de saúde Arco-Íris, Arco Verde, São José, São Carlos, Parque dos Pirineus, Leblon
– CoronaVac para pessoas a partir de 18 anos
Distribuição de senhas: matutino às 7h, vespertino às 13h e noturno às 18h, nas unidades de saúde Vila Norte e Vila União; Matutino às 7h e vespertino às 13h, nas unidades de saúde Adriana Parque, Alexandrina, Santa Izabel, Calixtolândia, Jardim Guanabara, Santa Maria de Nazareth, Leblon, Munir Calixto, Jardim Suíço, Vila Formosa, Vila Fabril, Vila Esperança e Vivian Parque.
SEGUNDA DOSE
– PFIZER (8 semanas após a primeira dose)
Distribuição de senhas: matutino às 7h, vespertino às 13h e noturno às 18h, nas unidades de saúde Anexo Itamaraty, Bandeiras, Filostro Machado e Bairro de Lourdes; Matutino às 7h e vespertino às 13h, na UniEvangélica, Unidades de saúde Arco-Íris, Arco Verde, Bandeiras, São José, São Carlos, Parque dos Pirineus, Leblon
– ASTRAZENECA (8 semanas após a primeira dose)
Distribuição de senhas: matutino às 7h, vespertino às 13h e noturno às 18h, na unidade de saúde Recanto do Sol; Matutino às 7h e vespertino às 13h, nas unidades de saúde JK e João Luiz de Oliveira
– CORONAVAC (21 dias após a primeira dose)
Distribuição de senhas: matutino às 7h, vespertino às 13h e noturno às 18h, nas unidades de saúde Vila Norte e Vila União; e matutino às 7h e vespertino às 13h, nas unidades de saúde Adriana Parque, Alexandrina, Santa Izabel, Calixtolândia, Jardim Guanabara, Santa Maria de Nazareth, Leblon, Munir Calixto, Jardim Suíço, Vila Formosa, Vila Fabril, Vila Esperança e Vivian Parque.
Rio Verde
Em Rio Verde, já foram 159.998 pessoas vacinada com a primeira dose (83% da população vacinável), e 109.979 vacinadas com a segunda dose (57% da população vacinável).
A vacinação prossegue, em todas as idades, nos seguintes postos de atendimento:
Hospital Municipal Universitário; UBS Ouroana; UBS Riverlândia; UBS Lagoa do Bauzinho; UBS São Tomás; UBS Promissão; UBS Gameleira; UBS Laranjeiras; UBS Morada do Sol; UBS Serpró; UBS Popular; UBS Valdeci Pires; UBS Martins; UBS Anhanguera; UBS George Bain; UBS Vila Borges; UBS Veneza; UBS Bandeirantes.
Águas Lindas de Goiás
O quinto maior município de Goiás, com 212 mil habitantes, Águas Lindas de Goiás já vacinou 138.140 pessoas com a primeira dose e 102.512 com a segunda, 82% e 61% das pessoas acima de 12 anos, respectivamente. Todos as doses estão sendo aplicadas mediante agendamento.
A vacinação, para todas as idades acima de 12 anos, está ocorrendo no seguintes locais:
Vacinação: 12 A 17 ANOS.
– Colégio cetep: 08H às 17H (segunda a sexta)
– Faculdade Mauá: 08H às 17H (segunda a sexta)
– Policlínica: 24 Horas
– Vigilância em saúde: 08H às 17H (segunda a sexta)
DOSE DE REFORÇO para idosos com 60 anos ou mais.
– Colégio cetep: 08H às 17H (segunda a sexta)
– Faculdade Mauá: 08H às 17H (segunda a sexta)
– Policlínica: 24 Horas
– Vigilância em saúde: 08H às 17H (segunda a sexta)
DOSE REFORÇO para profissionais da Saúde.
– Colégio cetep: 08H às 17H (segunda a sexta)
– Faculdade Mauá: 08H às 17H (segunda a sexta)
– Policlínica: 24 Horas
– Vigilância em saúde: 08H às 17H (segunda a sexta)
DOSE DE REFORÇO para imunossuprimidos.
– Colégio cetep: 08H às 17H (segunda a sexta)
– Faculdade Mauá: 08H às 17H (segunda a sexta)
– Policlínica: 24 Horas
– Vigilância em saúde: 08H às 17H (segunda a sexta)
18 ANOS OU MAIS.
– Policlínica: 24 Horas.
– Drive thru do CC