Política

Retrospectiva 2021: descubra quais políticos se destacaram positivamente no cenário nacional

A reportagem selecionou o nome de 10 políticos do cenário nacional que de alguma forma conseguiram se manter em evidência positiva nos últimos 12 meses

Victoria Lacerdapor Victoria Lacerda em 31 de dezembro de 2021
A reportagem selecionou o nome de 10 políticos do cenário nacional que de alguma forma conseguiram se manter em evidência positiva nos últimos 12 meses. | Fotos: Reprodução
A reportagem selecionou o nome de 10 políticos do cenário nacional que de alguma forma conseguiram se manter em evidência positiva nos últimos 12 meses. | Fotos: Reprodução

É muito comum muitas pessoas que ainda não se interessem por política nos dias de hoje, principalmente pela política de modo geral decepcionar muito. A máquina pública, que deveria servir ao povo, é cooptada diariamente por interesses escusos, incompatíveis com o bem-estar da população. Os políticos brasileiros servem sobretudo aos seus financiadores, normalmente grandes empresas privadas, interessadas em expandir lucros. Sobra pouco tempo para os eleitores, devido a isso, o jornal O Hoje escolheu 10 nomes de representantes do povo que mais se destacaram positivamente no ano de 2021. 

Para escolher o nome dos políticos a reportagem usou, como critérios, engajamento nas redes sociais, projetos apresentados, histórico político do ano, articulações, opinião pública, acessibilidade e facilidade em falar com o parlamentar ou sua equipe e, claro, popularidade. Confira a lista abaixo: 

1 – Ronaldo Caiado (DEM) 

FmHdzHpT5D8NNTzGEdFlLzk4SbXJGzWRvQ2JpsmjgV u1qZZO5e3xhig8g6lekWgnRFnAxnQPxy7YlPFHHjX l8XIqIEHFOwB4e1riTvdl3rRdY Ho6 SCgunYxARqcVz kz2se

Foto: Reprodução/Internet 

Ronaldo Ramos Caiado é natural de Anápolis e tem 72 anos, é um médico e político brasileiro. Filiado ao Democratas (DEM), é o atual governador do Estado de Goiás. Formado em medicina no ano de 1972 pela Escola de Medicina e Cirurgia, hoje parte da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e com especialização em ortopedia, Caiado é membro de uma família de produtores rurais com forte presença na política de Goiás desde meados do século XIX.

Como governador, Caiado organizou todo o sistema de Saúde em Goiás para enfrentar a pandemia da Covid-19. Mesmo em um período muito difícil para o estado e para o País, a gestão de Caiado na administração estadual tem servido de exemplo para todo o Brasil. Goiás foi o estado que mais reduziu despesas públicas em 2020, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, e está entre os líderes na criação de empregos no país.

Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Caiado integrou o seleto grupo de parlamentares mais influentes do Congresso Nacional nos últimos 20 anos. Sempre em defesa do Estado de Goiás, do setor agropecuário, da ética e da transparência.

2 – Elias vaz (PSB)

ghjF8ihFANETsoJkm6BwWyiqgo2Gxtof4RX6wdStnEwgdjTD6uixKerjLdGJuk5noP3U1AeY443HMINIK0MHXxcodJc4Q5xUiSjN6SbMG3C7e335JZ95lMyWp

Foto: Reprodução/Internet 

Elias Vaz de Andrade é natural de Goiânia e completou 55 anos em julho deste ano. Ele é um profissional técnico e político brasileiro formado em direito, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Foi vereador na Câmara Municipal de Goiânia por quatro mandatos. Em 2018, elegeu-se deputado federal por Goiás, com 74.877 votos. 

O deputado federal goiano, neste ano, esteve entre as principais pautas de oposição de ações do Governo Federal. Onde o problema assumia anunciar, estava ali Elias Vaz para tentar impedir algo, que segundo ele, pudesse ser um problema para os brasileiros. Por exemplo, apenas em 2021, Elias ficou em cima do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o acusou de impedir investigações sobre o governo federal ao travar Propostas de Fiscalização Financeira e Controle (PFCs). Além disso, o parlamentar ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para tentar sustar o ato do Congresso Nacional que escondeu de vez a autoria das emendas de relator-geral do chamado à época Orçamento Secreto.

3 – Adriana Accorsi (PT)

Foto: Reprodução/Internet 

Filha do professor e ex-prefeito de Goiânia, Darci Accorsi e Lucide Sauthier, nasceu no município de Itapuranga, interior de Goiás. Adriana tem 54 anos e conviveu com a militância político-partidária desde a infância. Na década de 1990, atuou nas atividades políticas da juventude petista ativamente, inclusive como presidente da juventude do Partido dos Trabalhadores (PT). Accorsi cresceu convivendo com a militância política de seus pais e participou ativamente das campanhas de seu pai, o ex-­prefeito de Goiânia, Darci Accorsi, como líder da juventude petista. 

No ano de foi reeleita para o cargo de Deputada estadual sendo a quinta candidata mais votada no estado de Goiás, com quase 40 mil votos. Sua candidatura é pautada na segurança pública e em defesa de minorias. Na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) está presente nas comissões de segurança pública, criança e adolescente e educação, cultura e esporte, se destacando principalmente por ser mulher na política goiana. 

4 – João Doria (PSDB) 

GJ3XfJu9XlGUDN76Et0LOfIl1E 1pPL99Iqi6YsJXg0pbToOCJ4AgfVXB1l a2ay5RFCmgb3JeBuj3IjNIBPArweMN BdJ4wJnPbaKw7S9o3 l eeWtwi jNh1I8voOTy0sQ2E9D

Foto: Reprodução/Internet 

João Agripino da Costa Doria Junior tem 64 anos, é um empresário, jornalista, publicitário e político brasileiro, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) desde 2001, ex-prefeito do município de São Paulo e atual governador do estado de São Paulo. Doria ganhou destaque em 2021 devido a sua iniciativa pela vacina contra a Covid-19 no país, em outubro do ano passado, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que não compraria a vacina do Butantan por ser ela desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, o tucano fez ao contrário e anunciou que iniciaria a vacinação da população contra o novo coronavírus em 25 de janeiro deste ano, o anúncio foi feito antes mesmo de o governo federal lançar a versão final do seu plano de imunizações. 

João Doria venceu as prévias do partido com 53,99% dos votos e será candidato ao PSDB para presidente em 2022. 

5 – Luiza Erundina (PSOL) 

kMpzAcyWoI wCJlZaxnRJCsDIMpLjT90ZxOXYxTNEomAeR7eZqszZA 0fCfxkPuMTo7e66Ogwj3PEeWk296isDE400xBI3aInNwZYOrfSoL BSJ MKgiOjwTwW4rF9X8qLZX5q6

Foto: Reprodução/Internet 

Luiza Erundina de Sousa completou 87 anos em novembro, é uma assistente social e política brasileira, filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e atualmente deputada federal pelo estado de São Paulo.Ganhou notoriedade nacional quando foi eleita a primeira prefeita de São Paulo e representando um partido de esquerda,o Partido dos Trabalhadores (PT), em 1988. 

Na atual legislatura, atua na coordenação da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com participação popular (Frentecom), que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil para assegurar o exercício da liberdade de expressão e o direito à comunicação. Além disso, faz parte da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), da Comissão de Legislação Participativa, (CLP) da qual foi sua primeira presidente, e também integra a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM).  Não é atoa que está em 3º lugar no Prêmio Congresso em Foco divulgado pelo UOL. 

6 – Marcelo Freixo (PSB)

2i4T mesWSutEZ OoAIm5Qmsa7njh H VQrAGWE7egdaew0lj6ysv985WqxvGwwmemMDDGmraIISzCYBL5PN0j0T72SEKagJVi4BO78 9BkFLo1BkgaX02gUk6YTMtmQ5 kIdOiW

Foto: Reprodução/Internet 

Marcelo Ribeiro Freixo tem 54 anos e é um professor e político brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e atualmente deputado federal pelo Rio de Janeiro. Pelo mesmo estado foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Nesse mesmo ano, Freixo se filiou ao PSB, junto com Flávio Dino, governador do Maranhão. 

Em 2021, Freixo foi escolhido para ser o líder da Minoria da Câmara, bloco que reúne todos os partidos de Oposição na Câmara, reforçando a luta em defesa da democracia e, especialmente, no combate à pandemia da Covid-19. Atuando ativamente no Congresso para implementar ações concretas para superar a crise sanitária e ajudar o povo brasileiro, como a aprovação do auxílio-emergencial de R$ 600. O objetivo desde o início foi ampliar o diálogo e construir uma frente para disputar o governo do Rio de Janeiro em 2022 para derrotar Bolsonaro. Igual a Erundina, Freixo também ganhou o Prêmio Congresso em Foco divulgado pelo UOL, ficando em 1º lugar. 

7 – Alessandro Molon (PSB) 

ylWCJE1SipMcHo1 5K5vtprTXK9osslE41M2rKU3alCL TFXWSGync6ZIC9leaxIJ7mM4z4qGwDiytU7RP9JAiJSucOoaxH cS3 v3u KXQf27LQLBmAguGf2ptQ9TkOnuHyY9K

Foto: Reprodução/Internet 

Alessandro Lucciola Molon tem 50 anos e é natural de Belo Horizonte, é um político, professor e radialista brasileiro filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), atual líder da oposição na Câmara dos Deputados. Alessandro disputou a sua reeleição a deputado federal pelo PSB. Foi o terceiro candidato mais votado do Estado do Rio de Janeiro, com 227.914 votos.

Ganhou destaque principalmente em 2019, pois foi indicado para liderar a oposição ao Governo Bolsonaro na Câmara, pelo PSB, PT, PSOL e Rede. Também é conhecido por ser muito estudioso, durante esse ano, Molon concluiu seu Doutorado em Direito Público pela UERJ sob a orientação do Ministro do STF Luís Roberto Barroso.

​​Também é conhecido por sua atuação eficiente, foi escolhido o Melhor Deputado Federal do Brasil e é destaque na defesa do Meio Ambiente e na luta contra o crime organizado. Faz uma oposição firme, mas propositiva, diante retrocessos do governo Bolsonaro, e batalha com veemência para reduzir as desigualdades.

8 – Randolfe Rodrigues (REDE)

Z2YDrs7MFuS5eUyEhijUeA7CohBqY1yt4YeJywH JwsStmBVysVYg3fcOiyKXUtqKXimS1Zb4 BjoMwirbnOtp

Foto: Reprodução/Internet 

Randolph Frederich Rodrigues Alves, mais conhecido como Randolfe Rodrigues, é um professor e político brasileiro atualmente filiado a Rede Sustentabilidade (REDE) e tem 49 anos. É líder da oposição ao governo Bolsonaro no Senado Federal. Foi o mais votado da história do estado do Amapá nas Eleições de 2010.Defendeu, durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff que, se fosse pelo conjunto da obra, teria de afastar também o vice Michel Temer. Nas eleições de 2018, foi reeleito senador.

Ele é reconhecido como líder da minoria e da Rede no Senado. Atua como titular nas comissões: de Assuntos Econômicos, de Relações Exteriores, e de Ordem no Congresso.

9 – Eduardo Girão (PODE) 

ruV3zN1ssHkbNxOF92RKBaa9lZpZj7VboSaAFYKcgQvs6lE88Rvv9 xfAvDmA9n9yFdPm0 J1iPHJOn9Ujo F gQLLyRcwbLkE4CxtISiHGqRw5B3egG8RHvvl o b ktaRzPuTY

Foto: Reprodução/Internet 

Luís Eduardo Grangeiro Girão completou 49 anos e nasceu em Fortaleza. É um político brasileiro, filiado ao Podemos (PODE), também é empresário nas áreas de hotelaria, transporte de valores e segurança privada. Em 2004, fundou a Associação Estação da Luz, entidade sem fins lucrativos de atuação na área social e responsável por produções audiovisuais do cinema brasileiro. Também foi presidente do Fortaleza Esporte Clube em 2017.

Disputando pela primeira vez um cargo eletivo nas Eleições estaduais no Ceará em 2018, concorreu a uma das duas vagas em disputa de senador pelo Ceará e se elegeu. Dentre as suas propostas, encontra-se a redução do número de deputados federais, de 513 para 300, objetivando gerar, assim, economia aos contribuintes.

​​Em novembro de 2020, Eduardo Girão assumiu a vice-presidência do Grupo Parlamentar Brasil-ONU, formado por deputados federais e senadores que deliberam sobre as relações do Congresso Nacional brasileiro com a Organização das Nações Unidas. Ele também integra outros grupos parlamentares dedicados a relações bilaterais entre países, como o Grupo Parlamentar Brasil – Emirados Árabes, Grupo Parlamentar Brasil – Coreia do Sul e o Grupo Parlamentar Brasil – Paraguai.

10 – Rodrigo Coelho (PODE) 

2LEluoEfcF90UMhRP XT7jyEQdIlM s7nNipQ0yJMe7P4CURIBjtbp5WaGVi1rJE7ezgvLbS0mkHZ1yDZlFxfQOFb8xfDdWd8V12Ti55RhT8Wu npHCXZS6BTkQjRr7RNeLIWr4u

Foto: Reprodução/Internet 

Rodrigo Coelho tem 41 anos e é um advogado e político brasileiro filiado ao Podemos, já foi vice-prefeito de Joinville, Santa Catarina entre 2013 e 2016, durante a gestão de Udo Döhler. Ficou conhecido pela atuação na área cultural, presidindo a Fundação Cultural de Joinville. Na época, foi responsável pela reabertura à população de museus interditados, expandindo o acesso à arte aos joinvilenses.Nas eleições municipais de 2016, foi eleito vereador, também por Joinville e ficou no cargo até 2019. Como Vereador, foi reconhecido pela atuação independente, defesa dos aplicativos de transporte e pelo zelo com o dinheiro público, com a economia de quase R$ 50 mil de verbas públicas, o não uso de diárias de viagens, de celular e de carro oficial. Atualmente, Coelho é deputado federal por Santa Catarina.

Coelho gerou polêmica e por isso se tornou conhecido, em janeiro de 2021, em meio à pressão de partidos de oposição (incluindo o PSB) pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro, por conta da crise sanitária no Amazonas, Coelho afirmou ser contra o impeachment, afirmando que “Bolsonaro não cometeu nenhum crime de responsabilidade”. 

Ele defende o fim de privilégios políticos e o combate à corrupção, é a favor da Reforma Tributária, apoia o empreendedorismo e incentiva as PPPs.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.