Sucesso

Veja quem são as 10 pessoas mais importantes da tecnologia no Brasil em 2021

Nós listamos algumas personalidades que se destacaram no Brasil na área da tecnologia

Augusto Sobrinhopor Augusto Sobrinho em 31 de dezembro de 2021 às 15:06
Nós listamos algumas personalidades que se destacaram no Brasil na área da tecnologia | Foto: Reprodução
Nós listamos algumas personalidades que se destacaram no Brasil na área da tecnologia | Foto: Reprodução

A integração do cotidiano da sociedade à tecnologia é uma realidade. No mundo virtual concentramos nossa maior parte do tempo em redes sociais e aplicativos que facilitam a comunicação, otimizam tempo e proporcionam facilidades como conquistar um novo trabalho, aprender coisas novas como um novo idioma ou outras habilidades, comprar itens de qualquer parte do mundo e até mesmo a conquista de uma graduação em cursos como Administração, Contabilidade, Jornalismo, Pedagogia e diversos outros. 

Nos últimos anos cada vez mais usuários brasileiros utilizam aplicativos para mobilidade urbana, supermercado, pet shop, farmácia, televisão, plano de saúde, finanças, hospedagem e diversas outras funções.

A implantação do Pix no Brasil no final de 2020 foi uma constatação do novo momento da sociedade em relação ao acesso à tecnologia. De acordo com publicação da Revista InfoMoney em Novembro de 2021, o novo meio de pagamentos eletrônicos criado pelo Banco Central foi adotado por 65% da população e atingiu 105,2 milhões de pessoas físicas que utilizam o recurso. No total são 348 milhões de chaves ativas e mais de 7 bilhões de reais em transações já realizadas. 

Outros dados que apontam um envolvimento maior da sociedade brasileira com a tecnologia é uma pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) que mostra que o Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais (computadores, notebooks, tablets e smartphones) em uso. Significa 2 por habitante. O levantamento é do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada. Do total, 53% são celulares (242 milhões). Outros 47% são computadores – notebooks, desktops e tablets (198 milhões). Estes números fazem do Brasil um dos cinco países mais conectados do mundo.

As redes sociais também nunca apostaram tanto no Brasil. O time do Facebook, que agora se chama Meta, é liderado no Brasil pelo executivo Conrado Leister, que comanda também o Whatsapp e Instagram. O Brasil é o terceiro país com mais usuários ativos do Instagram no mundo e uma estimativa bem realista aponta que 120 milhões de brasileiros tenham conta no Whatsapp.

Instagram, Facebook, Whatsapp, Google, Uber e Twitter já são velhas e ainda muito potentes vertentes do mundo virtual, mas nos últimos anos, milhares de outros aplicativos e soluções passaram a ser aderidas. A pandemia potencializou os aplicativos de entregas instantâneas, reforçou os e-commerces e também a prestação de serviços virtuais, incluindo a liberação de consultas médicas virtuais pelo Conselho Nacional de Medicina, que deu força aos aplicativos de saúde e a evolução dos velhos planos.

O mundo empresarial também ganhou muito com este avanço. A inteligência virtual tornou-se aliada de diversos tipos de negócios que se adaptaram às novas modalidades de atendimento, comércio, serviços e etc. Empresas de diversos portes recorreram a plataformas como Canva e ManyContent, que se tornaram grandes aliadas de comércios, prestadores de serviços e até mesmo indústrias. O app australiano Canva fornece uma plataforma de fácil edição, até mesmo para amadores, fazerem itens de identidade visuais como postagens de redes sociais, apresentações e até logotipos, enquanto a plataforma brasileira Many Content cria conteúdos utilizando a inteligência virtual para garantir um alto poder de engajamento de acordo com os interesses pré-definidos pelos usuários. 

Mas com toda a ascensão dos aplicativos e plataformas, quem são as personalidades por trás do crescimento do setor da tecnologia, programação e aplicativos? Nós listamos algumas personalidades que se destacaram no Brasil na área da tecnologia, veja:

Guilherme Ribenboim – CEO Twitter Brasil

Guilherme é um executivo de carreira formado em Economia e com grande experiência na tecnologia. Chegou a ser vice-presidente do Yahoo na América Latina, onde trabalhou por 12 anos e saiu para integrar a equipe do site de compras coletivas ClickOn como CEO, mas deixou o cargo um ano depois para integrar o time do Twitter onde se mantém até hoje e atingiu o maior cargo, sendo um dos grandes responsáveis pela estabilidade da rede social no Brasil.

Conrado Leister – Diretor Facebook

Conrado é formado em Engenharia Elétrica. Antes de se juntar ao Facebook ele era presidente regional de uma grande empresa de análise e software, a Sas. Deixou o cargo para integrar a equipe do Facebook Book e hoje é diretor geral no país.

Gabriela Comazzetto – Head de Soluções Globais do Tiktok

Gabriela tem mais de 22 anos de experiência no mercado de marketing, publicidade, vendas e tecnologia. Antes de ser contratada como Head de Global Business Solutions no Brasil pelo TikTok ela havia ocupado o cargo de diretora de negócios do Facebook, onde foi responsável pelas indústria de Varejo, e-commerce e viagens. Ela também passou pela Microsoft e Ambev.

Fábio Coelho – Diretor do Google Brasil

Fábio é engenheiro civil por formação e executivo por uma brilhante carreira com passagens de destaque pelo Citibank, BCP e portal IG, como presidente. Em 2011 assumiu como presidente do Google Brasil e a partir daí passou a ser figura frequente na Forbes Brasil como um dos dez melhores presidentes de empresas do país. Atualmente, além de ser presidente do Google Brasil, Fábio Coelho é também vice-presidente da Google Inc. e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). O CDES é composto por dezenas de integrantes que assessoram a presidência da República.

Erick Bretas – Diretor Globoplay

Com uma longa carreira iniciada no jornalismo da TV Globo, Erick dedicou-se à internet e iniciativas digitais, tendo liderado a criação do Globoplay em 2015, mas se afastou por alguns anos e retornou no ano passado. A imersão recente no ambiente de novos negócios digitais e de tecnologia no Vale do Silício e em atividades de M&A (fusões e aquisições) aceleraram seu desenvolvimento como executivo. 

Neste ano o Globoplay cresceu cerca de 68% e já é o aplicativo de streaming com o maior número de usuários no país e a expectativa é de 1 bilhão de reais em faturamento no próximo ano.

Fabrício Bloisi – Ceo Ifood

Desde os 14 anos, Fabrício já desenvolvia softwares. Em 1988, em Campinas, com uma sala e dois funcionários ele fundou a empresa Movile, com o plano de ser uma empresa global. Atualmente com atuação em mais de cem países, a empresa é dona de marcas como Ifood e sympla, com faturamento de cerca de 2 bilhões de reais ao ano. 

Daniel Mazini – Ceo Amazon Brasil

Daniel Mazini chegou à Amazon pela primeira vez em 2009, chegou a atuar no Reino Unido e em Seattle nos Estados Unidos, mas saiu para ocupar cargos na Accenture, Vodafone e recentemente o Neon, mas retornou à Amazon em 2021. Seu retorno é bem visto pela comunidade empresarial e as expectativas são altíssimas para sua gestão.

Stelleo Tolda – Ceo Mercado Livre 

Em 1999, Stelleo Tolda fundou o Mercado Livre ao lado de Marcos Galperín e desde então trabalha como CEO. Em 2021, a empresa cresceu 102% e atingiu quase 2 bilhões de dólares em faturamento.

Jonathas Freitas – Empreendedor e Investidor Anjo

Jonathas Freitas é o fundador da ManyContent, BlitzPay, TouroClass e diversas outras startups. Empreendedor serial, também atua como investidor anjo em 2 fundos, o seu pessoal BigDream, e possui uma participação na DreamMaker, fundos que combinados têm aproximadamente 50 startups no portfólio, auditadas e avaliadas em USD 100.000.000,00 (cem milhões de dólares). Suas startups, já ultrapassaram a marca de milhões de usuários. Foi vencedor do Prêmio Jovem Brasileiro como empreendedor do ano em 2017 e em 2021 ganhou pela segunda vez o prêmio Digital Awards. 

Elisabetta Zenatti – Vice presidente de conteúdo da Netflix para o Brasil

Italiana de nascença, Elisabetta Zenatti vive no Brasil desde 1998 e teve passagens pela Sony, SBT e BAND. Foi cabeça de projetos de sucesso como Floribela e Rouge, mas a maior parte de seu trabalho está fora dos holofotes e ela é tida como uma potente mente estratégica para negócios que engajam e envolvem o público. As expectativas de sua gestão na Netflix é de que ela crie um envolvimento ainda maior com os usuários através de uma maior identificação com produtos, inclusive a produção de novelas.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.