Saúde

Homem de 39 anos em São Paulo é o 1º caso de covid-19 pela variante ômicron XE no Brasil

Um homem de 39 anos na cidade de São Paulo que está com o esquema vacinal contra covid-19 completo manifestou sintomas leves da doença

Augusto Dinizpor em

O Ministério da Saúde divulgou na quinta-feira (7/4) que o Brasil confirmou o primeiro caso de covid-19 causado pela subvariante XE. De acordo com a pasta, o coronavírus identificado pelo Instituto Butantan é um formato híbrido das cepas BA.1 e BA.2 da ômicron.

Na quarta-feira (6/4), o Instituto Butantan avisou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) sobre a confirmação do caso em um homem de 39 anos na cidade de São Paulo que está com o esquema vacinal contra covid-19 completo. O tratamento da doença foi feito com isolamento domiciliar. Ele só teria apresentado sintomas leves, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

A covid-19 pela subvariante XE da ômicron foi confirmada por meio de um teste RT-PCR em 7 de março. Em nota, a Secretaria de Saúde paulista informou que “o homem permanece sob monitoramento das vigilâncias estadual e municipal de São Paulo”. De acordo com a pasta, a contaminação é “filogeneticamente próxima à linhagem inglesa XE, sugerindo que houve uma importação”.

No mundo

No dia 19 de janeiro, o primeiro caso da ômicron XE foi confirmado no Reino Unido. Até o momento, foram identificados 473 casos da subvariante, 470 deles na Europa e três na America do Norte, antes do caso brasileiro, de acordo com dados da plataforma Gisaid, com dados genômicos de diferentes países.

O Reino Unido confirmou em seu boletim mais recente de variantes do coronavírus causador da covid-19 637 casos de XE.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Covid-19 São Paulo

Veja também

esplanada

ELEIÇÕES 2026

Esplanada dos Ministérios, em Brasília, terá trecho interditado neste domingo (4) após suspeita no STF

Medida de segurança será adotada durante o período de votação e também prevê o isolamento da ...
Instabilidade em sistema eleitoral gera transtornos em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

Instabilidade em sistema eleitoral gera transtornos em Goiânia

Eleitores relatam dificuldades para consultar informações sobre zona e seção eleitoral durante a...
Morre ex-presidente do TJGO Jamil Pereira de Macedo, aos 80 anos

LUTO NO JUDICIÁRIO

Morre ex-presidente do TJGO Jamil Pereira de Macedo, aos 80 anos

Magistrado presidiu o Tribunal de Justiça de Goiás entre 2005 e 2006 e teve trajetória de quase q...
chuvas

TEMPO E ELEIÇÕES

Goiás terá chuva e risco de tempestades no domingo de eleição

Instabilidade deve atingir diferentes regiões do estado durante a votação, com possibilidade de p...
choque elétrico

TRAGÉDIA

Mulher e bebê morrem após sofrerem choque elétrico em Palmeiras de Goiás

As vítimas foram encontrados nos fundos de uma residência, próximos a um disjuntor de energia
Operação Reciclagem embarga estabelecimento irregular no Centro de Goiânia

FISCALIZAÇÃO

Operação Reciclagem embarga estabelecimento irregular no Centro de Goiânia

Estabelecimento na Rua 72, no Setor Central, foi embargado após fiscalização identificar irregula...
Primeiro turno é neste domingo; veja horários, o que levar e como acompanhar a apuração

ELEIÇÕES 2026

Primeiro turno é neste domingo; veja horários, o que levar e como acompanhar a apuração

Votação vai das 8h às 17h pelo horário de Brasília, mas eleitores de outros fusos têm horário...
Domingo de eleição terá ônibus gratuito na Grande Goiânia; confira como funciona

ELEIÇÕES 2026

Domingo de eleição terá ônibus gratuito na Grande Goiânia; confira como funciona

RMTC suspende tarifas e mantém frequência de dias úteis durante o primeiro turno; votação vai d...