Time Brasil conhece adversário da estreia na Billie Jean King Cup
Foi definido nesta terça-feira (12), o adversário do Time Brasil na estreia da Billie Jean King Cup. Nesta quarta-feira (13), a partir das 10h em Salinas (12h no horário de Brasília), a equipe nacional enfrenta a Guatemala na primeira partida do Grupo A do Zonal Americano I, em disputa no Equador. Além da Guatemala, o […]
Foi definido nesta terça-feira (12), o adversário do Time Brasil na estreia da Billie Jean King Cup. Nesta quarta-feira (13), a partir das 10h em Salinas (12h no horário de Brasília), a equipe nacional enfrenta a Guatemala na primeira partida do Grupo A do Zonal Americano I, em disputa no Equador.
Além da Guatemala, o Grupo A é composto por Argentina e Colômbia, que se enfrentam no mesmo horário. Na quinta-feira (14), os vencedores das duas partidas se enfrentam, assim como os perdedores dos duelos. No fechamento da fase de classificação na sexta-feira (15) são realizadas as duas partidas restantes. Os dois melhores colocados do grupo avançam para a partida decisiva no sábado.
O Grupo B do torneio é composto por Paraguai, Chile, Equador e México, que se enfrentam nos mesmos moldes. No sábado, o primeiro colocado do Grupo A duela com o segundo colocado do Grupo B e vice-versa. Os dois vencedores destes confrontos estão classificados para os playoffs da Billie Jean King Cup, que é a Copa do Mundo do Tênis Feminino.
Preparação
Na segunda-feira (11), o Time Brasil realizou os primeiros trabalhos para ambientação no local da partida. Para escalar o Brasil, a capitã Roberta Burzagli conta com atletas que estão atravessando os melhores momentos em suas carreiras: Beatriz Haddad Maia (61ª na WTA), Laura Pigossi (126ª), Carolina Meligeni (216ª), Gabriela Cé (284ª) e Rebeca Pereira (180ª nas duplas).
“Tivemos um primeiro treino agora, que foi bastante positivo. A quadra aqui é nova e está bastante lenta, apesar de ser quadra rápida. Caímos num grupo bastante difícil, mas nós temos uma equipe bastante unida, com jogadoras atravessando bons momentos em suas carreiras, e essa união é sempre muito importante para uma competição como essa”, destaca a capitã Roberta Burzagli.
Cada confronto entre nações é disputado em três partidas. São dois duelos de simples, com a terceira partida entre as duplas.
Tabela de jogos – Grupo A
Quarta-feira
Jogo 1 – Brasil vs. Guatemala
Jogo 2 – Argentina vs. Colômbia
Quinta-feira
Vencedor do Jogo 1 vs. Vencedor do Jogo 2
Perdedor do Jogo 1 vs. Perdedos do Jogo 2
Sexta-feira
Partidas restantes
Sábado
1º colocado do Grupo A vs. 2º colocado do Grupo B
1º colocado do Grupo B vs. 2º colocado do Grupo A