sábado, 17 de outubro de 2026
Prejuízo

Empresa é condenada por atrasar entrega de documentação de automóvel arrematado em leilão

Juiz Everton Pereira Santos define que deve ser paga indenização, uma vez que “o condutor só poderá trafegar livremente o veículo após obter o certificado de registro”

Maria Paula Borgespor em

O juiz Everton Pereira Santos, do 3º Juizado Especial Cível da comarca de Goiânia, em auxílio no Núcleo de Aceleração de Julgamentos e cumprimento de Metas (NAJ), afirmou que “nos termos da Legislação Brasileira de Trânsito, o condutor só poderá trafegar livremente o veículo após obter o certificado de registro e licenciamento do carro”.

A NAJ condenou, na última segunda-feira (11/4), uma empresa responsável por leilões de carros a pagar R$ 3 mil a uma mulher, em razão do atraso na entrega da documentação do automóvel. Nos autos, consta que uma mulher comprou um carro em julho de 2020, por meio de leilão online, mas não obteve a documentação para fazer a transferência do automóvel, estando impedida de usufruir do bem razão pela qual ajuizou a ação.

Diante da situação, foi sustentado que houve a perda do objeto, haja vista que aguardou por mais de seis meses a legalização do veículo arrematado. Segundo o magistrado, o comissário e o comitente respondem de forma solidária pelo cumprimento da obrigação decorrente da arrematação do bem e em razão de eventual dano no que concerne ao atraso na entrega da documentação do automóvel.

“Assim, comprovado o fato administrativo, o dano e o nexo de causalidade entre a conduta da requerida e o dano ocorrido, nasce o dever de indenizar, o qual independe de culpa, nos moldes do artigo 37 da Constituição da República”, explicou Everton Pereira Santos.

Além disso, o juiz ressaltou que o dano moral, neste caso, é caracterizado pela frustração da legítima expectativa, por parte da consumidora e fruição do bem, livre e desembaraçado, com documentação regularizada. “O autor de privação da utilização do bem por tempo desarrazoado, causou-lhe estresse e transtornos que, por certo extrapolaram consideravelmente o aborrecimento inerente ao cotidiano, sendo cabível a reparação extrapatrimonial”, afirmou.

Ao final, de acordo com o juiz, a mulher ficou impossibilitada de usufruir livremente do bem, já que o certificado não teria sido liberado.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Empresa Leilão

Veja também

Goiana entra na lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro da Forbes

AGRONEGÓCIO

Goiana entra na lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro da Forbes

Presidente do Sindicato Rural de Porangatu, pecuarista administra fazenda com cerca de 3 mil bovinos...
Trânsito em Goiânia

Trânsito

Goiânia implanta primeira esquerda livre e estuda ampliar modelo

Mudança começou a funcionar no Setor Bueno e busca reduzir filas; prefeitura vai avaliar outros cr...
Setor Central guarda história de Goiânia em meio a mudanças urbanas

memória goiana

Setor Central guarda história de Goiânia em meio a mudanças urbanas

Primeiro núcleo da Capital, região reúne patrimônio Art Déco e edifícios históricos, mas enfr...
GO-070

Trânsito

GO-070 terá bloqueios na madrugada de domingo (18) para instalação de passarela

Interdições ocorrerão das 0h às 8h, no km 5 da rodovia, em Goiânia; motoristas deverão utiliza...
MP-GO faz duas operações em escolas em intervalo de sete dias em Goiás

INVESTIGAÇÃO

MP-GO faz duas operações em escolas em intervalo de sete dias em Goiás

Ações ocorreram em 8 e 15 de outubro e miram grupos suspeitos de fraudar licitações e dispensas ...
Goiás tem previsão de temperaturas de até 39°C e chuva isolada neste domingo

PREVISÃO DO TEMPO

Goiânia terá sábado (17) de até 32°C e pancadas de chuva à tarde

Mínima prevista é de 19°C; manhã terá muitas nuvens, e a noite também apresenta possibilidade ...
Bombeiros encontram corpo de homem em lago da Saneago, em Goiânia

Mistério

Bombeiros encontram corpo de homem em lago da Saneago, em Goiânia

Vítima, de aproximadamente 30 anos, foi localizada submersa a cerca de três metros de profundidade...
Cirurgião depõe sobre morte de empresária após cirurgia plástica em Goiânia

INVESTIGAÇÃO

Cirurgião depõe sobre morte de empresária após cirurgia plástica em Goiânia

Lessandro Martins ficou cerca de três horas no 4º DP. Polícia aguarda laudo da exumação para es...