Brasil conquista 15 medalhas no Pan-Americano de Judô, em Lima, e fica em primeiro lugar geral no individual
O primeiro Campeonato Pan-Americano do ciclo olímpico para Paris 2024 foi palco de mais um ótimo desempenho do judô brasileiro que, desde as primeiras etapas do circuito mundial vem apresentando uma curva crescente de resultados. Neste final de semana, a seleção dominou o continental e fechou a disputa com 15 medalhas – 7 de ouro, […]
O primeiro Campeonato Pan-Americano do ciclo olímpico para Paris 2024 foi palco de mais um ótimo desempenho do judô brasileiro que, desde as primeiras etapas do circuito mundial vem apresentando uma curva crescente de resultados. Neste final de semana, a seleção dominou o continental e fechou a disputa com 15 medalhas – 7 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze – mantendo-se como principal força das Américas e Oceania, novidade para este ano.
Com novas caras se consolidando na disputa interna pela vaga olímpica para representar o Brasil nos Jogos de Paris 2024. Jéssica Lima (ouro) e Rafaela Silva (bronze) trouxeram o melhor resultado do 57Kg desde 2013; Guilherme Schimidt (ouro) e Vinícius Panini (prata) fizeram o melhor resultado do Brasil no 81kg; Eric Takabatake (ouro) e Willian Lima (bronze), no pódio do 66kg; e Luana Carvalho (prata) e Maria Portela (bronze) dividindo o pódio do 70kg. Todos se enfrentaram nas chaves.
A três vezes medalhista olímpica Mayra Aguiar incluiu mais um recorde à sua coleção ao conquistar o sétimo título pan-americano e tornar-se a judoca brasileira mais vitoriosa na competição. Venceu todas as lutas por ippon, recuperando a forma depois da “ressaca” olímpica.
RESULTADOS – INDIVIDUAL
OUROS (7)
Amanda Lima 48kg
Larissa Pimenta 52kg
Jéssica Lima 57kg
Mayra Aguiar 78kg
Beatriz Souza +78kg
Eric Takabatake 66kg
Guilherme Schimidt 81kg
PRATAS (5)
Luana Carvalho 70kg
Vinícius Panini 81kg
Marcelo Gomes 90kg
Rafael Buzacarini 100kg
Rafael Silva +100kg
BRONZES (3)
Rafaela Silva 57kg
Willian Lima 66kg
Maria Portela 70kg