O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Requinte

Poesia através dos sabores: A culinária italiana está entre as opções preferidas das pessoas mundo afora

Cantinas italianas ganham espaço em Goiânia e atraem um público focado em viver verdadeiras experiências gastronômicas

Postado em 19 de abril de 2022 por Lanna Oliveira

Saber apreciar uma boa gastronomia vai além do paladar, consiste em experimentar cada detalhe que o momento proporciona. Todos os sentidos têm que estar apurados para viver a experiência da degustação por completo. A comida italiana, por exemplo, provoca o paladar com suas comidas requintadas, o olfato com o aroma inconfundível de seus pratos e a visão com as apresentações elegantes e rebuscadas. A culinária em questão ganhou os corações dos brasileiros e também dos goianos.

Devido a característica mediterrânea, na culinária italiana é forte a presença de azeite de oliva, temperos, especiarias, hortaliças, frutas secas, oleaginosas, legumes, grãos e cereais. Muitos desses ingredientes se difundiram no Brasil graças à influência de imigrantes italianos. Hoje, na Capital, a gastronomia italiana ganhou destaque e a consequência disso foi a abertura de muitos restaurantes que proporcionam essa experiência. Mas o desejo mais aclamado por aqui, é o prato Carbonara, assunto para muita prosa.

Muitas curiosidades cercam essa receita, que se tornou uma das mais tradicionais da culinária italiana, a começar pelo nome. Existem muitas possibilidades para sua origem, entre elas a palavra ‘carbone’ (carvão). Alguns estudiosos da gastronomia acreditam que esse era um prato feito por quem trabalhava no preparo do carvão vegetal, no alto Lácio, na Itália. Já outros, dizem que essa delícia era preparada por revolucionários carbonários, membros de uma sociedade secreta que atuou na Itália e outros países da Europa nos séculos XVIII e XIX.  

Um dos pratos mais apreciados por quem gosta de comida italiana, o Carbonara é preparado com molho tradicional, pancetta, corte suíno que tem sabor marcante e faz toda a diferença no prato, parmesão e ovos. Para completar o prato feito de forma tradicional, à relembrar suas origens, o molho é servido com Spaghetti. Para acompanhar, uma boa pedida é a Sangria de Frutas Vermelhas e Cítricas, ou um vinho tinto. E nada melhor que uma sobremesa de chocolate meio amargo para completar a degustação.

Tradição gastronômica

A Culinária Italiana produz poesia ao paladar com sua incrível combinação de sabores, e está entre as opções preferidas das pessoas mundo afora. E quando se trata de uma cozinha que mexe tanto com as paixões como a italiana, a vontade que temos é de além de comer, aprender um pouco mais sobre a história dessa tradição. Os primórdios da história da comida italiana estão conectados à Roma Antiga, embora o País tenha se tornado a Itália que conhecemos hoje apenas no século XIX.

A grande importância que os costumes e receitas culinárias atingiam no território pode ser encontrada em registro escrito desde o século I a.C., em um livro de culinária com autoria atribuída a Marco Gávio Apício. A simplicidade e a valorização dos ingredientes sazonais e de boa qualidade eram o fator mais apreciado, junto com um bom preparo dos pratos. O desprezo a ervas e especiarias para temperos, como o alho, mudou com o fortalecimento do Império Romano, quando seu uso se tornou marcante.

Há dois mil anos, portanto, a região então dominada pelos romanos passava a desenvolver grandes banquetes e elaboradas técnicas culinárias, que enfatizavam carnes de avestruz, pescados e bovinos, todos regados a muito vinho com água e mel. Além do Carbonara, apreciado mundialmente, pratos como Nhoque, Risoto, Parmegiana, Polenta e Tiramisu também fazem parte da tradição gastronômica italiana. Agora nos resta apenas deleitarmos com essa viagem à Itália por meio dos sentidos aguçados pela comida.

Se você é do tipo que gosta de uma experiência completa, em Goiânia é possível encontrar lugares que vão além. Eles oferecem menus que vão do clássico ao contemporâneo, ao mesmo tempo em que também disponibilizam ambientes sofisticados e bom atendimento. Portanto, seja para ir sozinho, acompanhado, ou mesmo para um delivery diferente, na capital goiana você encontra o que há de melhor das massas e pratos tradicionalmente italianos. Abbraccio, Bianco Ristorantino, Ciao Ciao Cucina, Cantina San Marco são exemplos de bons lugares para conhecer.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também