O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Conflito

Governo do Irã promete vingança contra Estados Unidos pela morte de Qassem Soleimani

Ainda não houve resposta do governo dos Estados Unidos à promessa de vingança.

Postado em 21 de abril de 2022 por Ícaro Gonçalves

O Governo do Irã informou nesta quinta-feira (21/4) que planeja ações militares contra os Estados Unidos como forma de vingar a morte do general Qassem Soleimani, assassinado por um drone de ataque norte-americano em janeiro de 2020.

“O inimigo continua enviando mensagens de que, se desistirmos de vingar Soleimani, eles nos darão algumas concessões ou suspenderão algumas sanções”, disse Alireza Tangsiri, comandante da Marinha do Corpo da Guarda Revolucionária do Irã. Teerã, capital iraniana, negou as ofertas e disse que ainda planeja uma vingança.

Ainda não houve resposta do governo dos Estados Unidos ao comentário de Tangsiri.

Líder iraniano

Soleimani foi morto durante uma visita ao Iraque por uma ataque comandado pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sob o pretexto de que ele era um “alvo militar legítimo”. O caso provocou enorme repercussão e ameaças de uma nova guerra na ocasião. Soleimani era visto como uma grande liderança, sendo considerado um herói e mártir no Irã após sua morte.

O ataque, que aconteceu após uma sequência de provocações militares entre os dois países, que começaram quando Trump impôs sanções ao Irã. Em resposta, o país impulsionou seu programa de enriquecimento nuclear além dos limites do acordo firmado com potências mundiais.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também