Matheus DiPadua e Edu Moura são os próximos convidados do ‘Papo Xadrez’
Maiara e Maraísa, Zé Neto e Cristiano, e Bruno e Marrone são alguns dos intérpretes dos trabalhos de Matheus DiPadua e Edu Moura
Guilherme de Andrade
O 10° episódio do ‘Papo Xadrez’ traz aos estúdios do jornal ‘O Hoje’ os compositores e cantores Matheus DiPadua e Edu Moura. Responsáveis por grandes sucessos da música sertaneja como ‘Graveto’ de Marília Mendonça, ‘Nota de repúdio’ de Gusttavo Lima e ‘Gaiola’ de Henrique e Juliano, os compositores se consolidam como um dos maiores nomes da nova geração da música sertaneja. Os artistas contam sobre suas carreiras na transmissão da próxima segunda-feira (25), às 19h, no canal YouTube ‘Papo Xadrez’.
Apesar de terem alçado sucesso nacional como compositores, Matheus e Edu despontam também como intérpretes do próprio trabalho. Ambos possuem habilidade no violão e no canto, e aliando a isso suas capacidades de escrita, os artistas desenvolvem suas respectivas carreiras solo. Com material inédito, os cantores já conquistaram parcerias com nomes já consolidados na indústria da música e ocupam grandes palcos em todo o País.
Com composições compartilhadas, como ‘Graveto’, e com trabalhos separados, como ‘Gaiola’ e ‘Nota de repúdio’, Edu e Matheus asseguram seu espaço na indústria do sertanejo goiano. Juntos, os artistas já somam mais de 80 títulos disponíveis nas plataformas de streaming, com mais de 50 cantores como intérpretes de seus trabalhos. No próximo episódio, vamos conhecer as origens de ambos, saber da atuação profissional no presente e de seus planos para o futuro, enquanto cantores e compositores.
Na voz dos apresentadores
Felipe Cardoso, um dos apresentadores do podcast, fala sobre a importância em receber os próximos convidados: “A nossa vontade no ‘Papo Xadrez’ é conhecer esse gênero musical [sertanejo] de todas as perspectivas possíveis. Saber dos cantores, dos produtores e agora, também, dos compositores”. Felipe segue contando que além de explorar os bastidores dessa indústria, o encontro da próxima segunda vai possibilitar que “o público escute os grandes hits nacionais nas vozes de seus criadores”.
“Apesar de ser comum pensar que os cantores que performam são também os autores das músicas, esse nem sempre é o caso”, explica o apresentador que segue: “saber da história desses compositores nos dá oportunidade de conhecer mais a fundo os sucessos e os artistas que já estão nos braços do povo”. Felipe finaliza dizendo que quer conhecer em detalhes todo o processo de criação dos convidados e promete buscar saber também dos planos futuros desses compositores.
Ao conversar com o apresentador Yago Sales, conseguimos prever o ritmo do bate-papo da próxima segunda-feira (25): “Sempre quis saber mais sobre as engrenagens que sustentam essa grande indústria do sertanejo universitário no Brasil”. Prometendo uma conversa envolvente e descontraída, Yago segue contando que “existe muito mais do que se mostra na mídia, e é exatamente o que se esconde que nos interessa no podcast”.
Na sequência, Yago afirma que “esses profissionais, apesar de serem responsáveis por muitos dos sucessos do sertanejo Brasil afora, eles não têm nem metade do reconhecimento”. O apresentador termina dizendo que o foco da próxima transmissão vai estar nessas figuras e em suas trajetórias profissionais e pessoais. “É a chance de discutir as letras que são os maiores sucessos da contemporaneidade. Os caras que escrevem poesias que se tornam músicas nas vozes mais ouvidas do momento”, completa.
Nos últimos episódios
O ‘Papo Xadrez’ alcança a marca de dez episódios com Edu Moura e Matheus DiPadua, os compositores das estrelas do sertanejo. O podcast tem se consolidado, até aqui, como um produto versátil que traz conversas envolventes num tom descontraído. Já estiveram nos estúdios do jornal ‘O Hoje’, compartilhando suas histórias: humoristas como Odorico Reis e Lauro Ferreira, músicos como Anderson Richards, o vocalista da banda Mr. Gyn, e até o berranteiro mais famoso do Brasil, o Zé Capeta.
Na última edição do podcast, os apresentadores Felipe e Yago receberam a primeira convidada do ‘Papo Xadrez’, a estilista Juliana Santos, conhecida como a ‘fada madrinha das noivas’. Durante a transmissão, que ultrapassou a marca de três horas, Juliana contou de suas origens, de seu trabalho na moda, da vida como mãe e de sua atuação como militante pela causa PCD. Foram discutidas as polêmicas envolvendo antigas clientes, e Juliana também revelou informações inéditas, até então, sobre seu passado.
No oitavo episódio do podcast, conhecemos um pouco melhor sobre o mundo da produção através da perspectiva de Ivan Miyazato. Desde o início despretensioso de sua carreira, com uma banda ainda em Campo Grande, até o sucesso de hoje, nada ficou de fora desse encontro. Com hits de sucesso como ‘Largado às traças’ de Zé Neto e Cristiano e ‘Meteoro’ de Luan Santana, entre muitos outros, Miyazato se consolida como um dos maiores produtores da música sertaneja da atualidade.
(Especial para O Hoje)