Macron derrota extrema direita nas urnas na França, apontam pesquisas
Mariane Le Pen, representante da extrema direita francesa, já admitiu a derrota antes mesmo dos resultados finais.
Com o fechamento das urnas do segundo turno das eleições na França neste domingo (24/4), as pesquisas apontam Emmanuel Macron como reeleito. De acordo com os seguintes números:
Projeção Ifop:
Emannuel Macron: 58%
Marine Le Pen: 42%
Projeção Elabe:
Macron: 57,6%
Le Pen: 42,4%
Projeção Ipsos:
Macron: 58,2%
Le Pen: 41,8%
Mariane Le Pen, representante da extrema direita francesa, já admitiu a derrota antes mesmo dos resultados finais. Só com as projeções em mão ela disse que ainda é uma vitória para o seu movimento político.
Macron será o primeiro presidente reeleito desde o conservador Jacques Chirac (1995-2007). Autoridades afirmam ser notáveis as mudanças que o país passou nos 5 anos de mandato do centrista.
O país passou por protestos sociais no começo do seu mandato, uma pandemia global e a última grande mudança foi a invasão russa à Ucrânia, que vem impactando todo o continente europeu.
A eleição abrangia duas necessidades francesas: o poder de compra afetado pela guerra e a maneira como os franceses queriam que o país fosse transparecer para o mundo.
Le Pen pregou uma política mais nacionalista, que afastasse o país da Otan e que reduzisse o poder da União Europeia. Macron, por sua vez, defendeu uma Europa mais forte, visando um impulso reformista e liberal.
Agora só resta esperar pelos resultados oficiais das urnas saírem.