quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Senado

Municípios poderão gastar menos que o mínimo na Educação

A justificativa para a aprovação da emenda é que a pandemia da covid-19 impediu prefeitos de investirem em educação a porcentagem mínima prevista em lei.

Agência Brasilpor em

O Congresso Nacional promulgou, na tarde de hoje (27), a emenda à Constituição que impede a punição a gestores municipais que não aplicaram os percentuais mínimos de gastos com educação em 2020 e 2021.Municípios poderão gastar menos que o mínimo na EducaçãoMunicípios poderão gastar menos que o mínimo na Educação

A justificativa para a aprovação da emenda é que a pandemia da covid-19, que obrigou a suspensão de aulas presenciais, e, ao mesmo tempo, o redirecionamento de verbas para a área da saúde, impediu prefeitos de investirem em educação a porcentagem mínima prevista em lei. Por conta da suspensão de aulas presenciais, gastos com transporte escolar e merenda não foram necessários.

“A interrupção ou redução das aulas presenciais acarretaram a redução significativa dos gastos relacionados à logística e aos espaços físicos dos sistemas de ensino, inclusive aqueles relacionados ao transporte escolar dos alunos”, disse o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, durante solenidade de promulgação da emenda.

A Constituição determina que a União aplique em educação pelo menos 18% e estados e municípios pelo menos 25% do total de receitas vindas de impostos. Se a emenda não tivesse sido aprovada no Congresso, os gestores que não aplicaram o mínimo previsto poderiam sofrer penalidades cíveis ou criminais, além de sanções administrativas. Com a promulgação da emenda, essas penalidades estão afastadas.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Educação investimentos Municípios Senado

Veja também

Felipe Cunha

Senado

Suplente de Sergio Moro se filia ao PL e defende impeachment de ministros do STF

Luis Felipe Cunha afirma ver “cenário favorável” ao impedimento de ministros da Corte; partido...
celina leão

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Celina Leão mira segundo turno com obras, emprego e proteção às mulheres no DF

Em agenda em Planaltina, candidata à reeleição falou sobre mudanças na estratégia para a nova e...
Flávio Bolsonaro

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro articula apoio de diretórios do MDB no segundo turno

Senador conversa com Baleia Rossi e busca reunir pelo menos 17 dos 27 diretórios estaduais da legen...
Moraes e Eduardo

Mandado de prisão

Moraes determina prisão de Eduardo Bolsonaro e início do cumprimento da pena

Ex-deputado foi condenado a 4 anos e 2 meses, em regime inicial semiaberto, por coação no curso do...
Maria de Lourdes Abadia declara apoio a Celina Leão: “Ela vai cuidar do DF”

POLÍTICA

Maria de Lourdes Abadia declara apoio a Celina Leão: “Ela vai cuidar do DF”

Ex-governadora declarou apoio à candidata ao GDF nesta quinta-feira (8) e destacou compromissos com...
votação

ELEIÇÕES 2026

Perdeu a votação? Veja como justificar ausência nas eleições

Eleitor que não votou no primeiro turno tem até 3 de dezembro para justificar a ausência sem paga...
Professor Alcides

FIM DA CARREIRA

Professor Alcides encerra carreira política após não se reeleger

Deputado comunicou a assessores que encerrará a parceria em 31 de dezembro e pretende voltar à doc...
Aliados de Flávio admitem negociação com Moraes

"Gesto concreto"

Aliados de Flávio admitem negociação com Moraes

Grupo próximo ao candidato vê espaço para recuo no impeachment se ministro fizer "gestos" antes d...