O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 18 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Cultura

Congadas de Catalão receberão R$280 mil do Governo de Goiás neste ano

Governador Ronaldo Caiado recebe participantes das Congadas de Catalão na Praça Cívica, em Goiânia.

Postado em 3 de maio de 2022 por Redação

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), vai repassar R$ 280 mil para a realização da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário de Catalão, cujo ponto máximo são as Congadas. O anúncio foi feito na última semana, durante a ExpoCavalhadas, realizada na Praça Cívica, em Goiânia. 

O governador Ronaldo Caiado também assinou requerimento para transformar a celebração em patrimônio cultural imaterial do estado. “Esperamos fazer das Congadas de Catalão uma das festas mais lindas que esse estado já viu”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. 

O Secretário de Cultura, César Moura, classificou o investimento do governo como essencial para a promoção da cultura goiana. “Goiás tem inúmeras festas tradicionais que ainda são pouco conhecidas pelos goianos e a Secult quer mudar essa realidade apoiando essas manifestações culturais”, explicou. A festa é realizada da última sexta-feira de setembro, ao 2º domingo de outubro. 

Segundo o diretor de comunicação da Irmandade do Rosário, João Victor Alves, a solicitação de registro da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário como patrimônio imaterial visa preservar e valorizar as tradições do município, assim como difundi-las pelo Brasil. “Todos os instrumentos do Congo de Catalão são produzidos manualmente, como as caixas, os cambitos. Além disso, são mais de dois séculos de existência, relembrando a sobrevivência da memória africana por meio das danças, das músicas e da festa”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também