sexta-feira, 11 de setembro de 2026
Conflito

Guerra causou perda de quase 5 milhões de empregos na Ucrânia, diz estudo

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, país fechou 4,8 milhões de vagas de emprego por conta do conflito.

Redaçãopor em

Um estudo divulgado nesta quarta-feira (11/05) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que cerca de 4,8 milhões de empregos foram perdidos na Ucrânia por conta da guerra. Segundo o estudo, a invasão russa ao país fechou empresas, estrangulou as exportações e levou milhões de pessoas a fugir.

O número representa cerca de 30% da força de trabalho da Ucrânia antes da invasão e podem subir para 7 milhões se o conflito continuar. Ainda segundo a OIT, cerca de 3,4 milhões de vagas poderiam retornar rapidamente no caso de um cessar-fogo.

A guerra pode, também, aumentar o desemprego nos países vizinhos, que recebem milhões de refugiados, e atingir as economias da Ásia Central, já que os trabalhadores imigrantes na Rússia perdem seus empregos e voltam para casa. A Polônia e Romênia, por exemplo, receberam a maior parte dos refugiados ucranianos, e estima-se que 1,2 milhão deles trabalhavam antes do início do conflito.

Um conflito prolongado colocará uma pressão nos mercados de trabalho e sistemas de bem-estar nesses países, provavelmente aumentando o desemprego, diz o estudo. “Como um exercício hipotético, adicionar esses refugiados ao número de desempregados aumentaria a taxa de desemprego na Polônia de 3% para 5,3%”, diz a OIT.

Com informações da Reuters

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
conflito Empregos Guerra Mundo Ucrania

Veja também

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS?

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

Jacob Coxon deixou a indústria de inteligência artificial e acusou as duas empresas de avançarem ...
rússia

Zelensky

Avião de Zelensky quase é atingido por drone durante voo, diz premiê da Noruega

Presidente ucraniano viajava da Moldávia para Oslo, onde participou do funeral do rei Harald
Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Verão italiano

Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Temperatura média chegou a 24,6°C em 2026, enquanto agosto bateu recorde histórico com 25,6°C
Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

MAIS CONTROLE

Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

Proposta permite escolher entre recomendações personalizadas ou apenas publicações de perfis seg...
Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

APROXIMAÇÃO

Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

Ponte sobre o rio Tumen terá uso inicial para cargas e deve receber passageiros até o fim do ano
Barcos afundados transformaram fundo arenoso em recife artificial próximo a Gibraltar

Recife artificial

Barcos afundados transformaram fundo arenoso em recife artificial próximo a Gibraltar

Iniciativa iniciada pelo mergulhador Eric Shaw, em 1973, resultou em uma rede com mais de 30 embarca...
Ilha Cabo Verde

acidente

Acidente de ônibus deixa ao menos 25 mortos em Cabo Verde

Maioria das vítimas era formada por crianças e adolescentes que retornavam de uma excursão
Alemanha extremanha

extrema direita

Extrema direita lidera eleições na Alemanha, aponta boca de urna

AfD alcança 44% dos votos em Saxônia-Anhalt e pode conquistar a maior bancada do Parlamento estadu...