O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Terceira idade

Senilidade: entenda o que é a doença que afetava o pai do cantor Bruno, da dupla com Marrone

Pai do cantor Bruno, que faleceu aos 88 anos, nesta terça-feira (10/5), sofria de senibilidade. Condição que envolve processos degenerativos cerebrais.

Postado em 11 de maio de 2022 por Ana Bárbara Quêtto

Deusdedites Felix de Miranda, pai do cantor Bruno, que faleceu aos 88 anos, nesta terça-feira (10/5), sofria de senilidade e hipertensão arterial. A doença é pouco conhecida e o que causa dúvidas sobre seus sintomas e efeitos.

A senilidade é definida como uma condição que envolve processos degenerativos cerebrais decorrentes do envelhecimento associado a doenças crônicas, como por exemplo, hipertensão ou diabetes. Comumente referido como demência, a senilidade atinge diferentes áreas do cérebro do idoso que controlam diferentes habilidades como, memória, linguagem, julgamento e humor.

A doença degenerativa, pode ser causada por inúmeros fatores como, ansiedade, depressão, alcoolismo, nutrição pobre, esclerose múltipla, sedentarismo, quedas, traumas e tumores cerebrais.

Geralmente, os sintomas podem ser percebidos por amigos e familiares, ou até mesmo pela própria pessoa. Devido a perda de memória, a senilidade tem um diagnóstico complicado, uma vez que é preciso saber o histórico do paciente, além da necessidade de acompanhamento médico neurológico ou geriatra.

A senilidade não tem cura, mas, existem tratamentos que retardam os sintomas e visam a melhoria na qualidade de vida do idoso. O tratamento depende da sua causa inicial, os recursos podem ser utilizados para estimular a memória do paciente com troca de informações.

Além de medicações, os tratamentos associados à técnicas psicoterapeutas ou comportamentais, podem ajudar no quadro clínico do paciente. Em alguns casos, antipsicóticos e antidepressivos podem causar efeitos colaterais e, por isso, sempre dependem da autorização médica.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também