“Precisamos de blusa de frio”, apelam moradores em situação de rua
“Quer doar? Então mexe aí e leva até lá. O frio e a fome não esperam eleições’’, declarou o fotógrafo que registrou o apelo
Uma cena chamou atenção de um fotógrafo que passava pelo Bairro Lagoinha, na Região Noroeste de Belo Horizonte (BH). Um bilhete ao lado de uma das barracas localizadas num viaduto estava escrito “precisamos de blusa de frio”. A capital registrou a menor temperatura este ano: 6,7°C. A sensação térmica chegou a – 9ºC em uma das regionais.
Só Minas Gerais tem 274 cidades que estão sob alerta de frio intenso, no grau de severidade “perigo”. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com isso, quem mais sofre no inverno são as pessoas em situação de rua, que não têm como se proteger do frio.
Cadu Passos, que fez o registro, compartilhou o apelo dos moradores em situação de rua nas redes sociais no último domingo (15). “Eu moro na Lagoinha, a passarela é meu trajeto diário para o centro. Sou fotojornalista e fotógrafo de rua, tenho por hábito observar tudo”, contou Cadu.
“Quer doar? Então mexe aí e leva até lá. Ou entrega para uma das várias iniciativas. O frio e a fome não esperam eleições’’, declarou o fotógrafo na postagem.
Poder público
A Prefeitura de Belo Horizonte reforçou as estratégias de proteção da população em situação de rua, uma das mais afetadas pelas baixas temperaturas.
“As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social, Consultório na Rua e BH de Mãos Dadas, que atuam nas nove regionais do município, intensificarão a sensibilização e orientações quanto à proteção dos usuários em dias de temperaturas mais baixas, especialmente no período noturno. Elas vão reforçar a atuação no encaminhamento para as unidades de acolhimento e entrega de cobertores”, informou em nota.
Nas unidades de acolhimento, foi criado um monitoramento especial de ocupação das vagas e, se necessário, será realizada a ampliação emergencial dentro das estruturas já existentes.
Campanha
Além do serviço da gestão municipal, a Arquidiocese de BH começou a Campanha do Agasalho 2022, com foco em roupas masculinas. A sede localizada na mesma região onde foi encontrado o bilhete, receberá as doações.
O Serviço Social Autônomo (Servas) deve iniciar a campanha #CalorHumano no próximo domingo (22/5). No entanto, quem deseja realizar a doação na sede do serviço que fica na Avenida Cristóvão Colombo, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul.
Já o Projeto Ternura, que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade, está arrecadando agasalhos em dois postos de doação. Um fica na Rua Montes Claros, setor Carmo e o outro na Rua Padre Eustáquio, Setor Carlos Prates.