Vereador de Goiânia propõe Dia em Memória das Vítimas do Comunismo
Ronilson afirmou que o dia escolhido marca uma das datas mais importantes da Revolução Russa (Foto: Reprodução)
Vereador por Goiânia, Ronilson Reis (Podemos) apresentou, nesta quinta-feira (19), projeto de lei que institui no calendário de Goiânia o Dia Municipal em Memória das Vítimas do Comunismo. A data prevista na proposta é 7 de novembro.
De acordo com ele, durante sessão plenária, o município fica autorizado a realizar campanhas “para conscientizar a população sobre a importância de reafirmar os valores da democracia por meio da liberdade de pensamento e de expressão e no intuito de preservar o espírito pacífico e democrático no âmbito das discussões ideológicas e políticas, independente da sua base originária”.
Ainda segundo ele, ao citar o partido “bovechique” (bolchevique), o dia escolhido marca uma das datas mais importantes da Revolução Russa.
Diretora do PCdoB em Goiás e no Brasil, a ex-deputada estadual Isaura Lemos disse que o comunismo defende a “liberdade de expressão, a paz, os valores democráticos”. Ela lembra que os comunistas ajudaram a derrotar o nazismo na Segunda Guerra, conflito que foi provocado pela Alemanha. “Os comunistas ajudaram os aliados.”
Ainda segundo ela, mesmo dentro da Rússia tiveram contradições, mas o comunismo – não confundir com stalinismo – busca igualdade, mas existem contrários que se manifestam dentro de cada governo. “E o Brasil tem sua própria realidade. Não tem porque se referir a acontecimentos sem relação com o Brasil.”