O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Poker

Goiânia recebe mais uma etapa do Campeonato Goiano de Poker

A 2ª etapa do Campeonato Goiano de Poker (CGP) será realizada entre os dias 21 e 29 de maio e terá a premiação garantida de 400 mil reais.

Postado em 20 de maio de 2022 por Breno Modesto

A 2ª etapa do Campeonato Goiano de Poker (CGP) será realizada entre os dias 21 e 29 de maio e terá a premiação garantida de 400 mil reais. As inscrições custam a partir de 150 reais. Na primeira etapa do campeonato, realizada no último mês de março, a premiação foi de mais de R$ 670 mil.

Pelo menos 500 pessoas devem participar da competição. A única exigência é a de que o jogador tenha no mínimo 18 anos. Além dessa etapa ainda haverá pelo menos mais três, este ano. O campeão da temporada levará além do prêmio em dinheiro, um bracelete de ouro e ganhará o direito de integrar o time goiano que irá disputar o Torneio Nacional por Equipes em 2023.

Uma das competições mais tradicionais do país, o Campeonato Goiano de Poker é realizado desde 2006. Os jogadores goianos se destacam nas competições nacionais. Tanto que são os atuais campeões do Torneio Brasileiro de Poker por Equipe, com uma equipe composta por cinco homens e duas mulheres.

Pioneirismo

Estima-se que, atualmente, mais de sete milhões de pessoas jogam Poker no Brasil (presencialmente ou on line), número que cresce cerca de 10% ao ano. E Goiás é um dos pioneiros na prática. Aqui nasceu o mais antigo clube de Poker do Brasil em atividade, o Players Poker Club.

Um jogo de estratégia

O presidente da Federação Goiana de Poker, Júlio César Costa, explica que, no Poker, o valor das cartas é o apenas o 10º fator de importância para a vitória de um jogador à mesa. “O Texas Hold’em é uma modalidade em que a estratégia do jogador e a máxima atenção no comportamento dos adversários são fatores que definem a vitória. Além, claro, do raciocínio lógico-matemático. E é isso que define o Texas Hold’ em como um jogo de habilidade e não de azar. A sorte nas cartas é um fator secundário”, completa o organizador.

Poker esportivo

O esporte nasceu no início de 1900, mas apenas em 2010 o Texas Hold’em foi reconhecido pelo Ministério dos Esportes, o que garante o reconhecimento da Confederação Brasileira de Texas Hold’em. Para o Ministério dos Esportes, “O Poker esportivo é uma prática de competição em que se exige do praticante inteligência, capacidade, habilidades intelectuais e comportamentais para se obter sucesso.”

Esta avaliação é compartilhada pelo International Mind Sports Association (IMSA), que, no mesmo ano, reconheceu, em assembleia, que o Poker é um “esporte da mente” e passou a ter o mesmo status do Xadrez e do Bridge, por exemplo.

Muito se estuda sobre o poker, inclusive no Brasil. Aqui, o Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo foi convocado para realizar perícia em locais em que são realizados jogos de poker na modalidade “Texas Hold’em”. Pelo estudo de material bibliográfico e entrevistas com praticantes do esporte. Após análise dos diversos documentos, estudos matemáticos e pesquisas comportamentais, o perito conclui que o jogo de poker, na modalidade Texas Hold’em “tem como requisito preponderante e indispensável a habilidade”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também