O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Pedido

Receita Federal faz alerta sobre golpes de impostos falsos via Pix

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) está sendo usado por criminosos para enganar consumidores de empréstimo.

Postado em 3 de julho de 2022 por Victória Vieira

No sábado (2/7), a Receita Federal fez um apelo a população para que fiquem atentos contra golpes que envolvam operações de crédito e de câmbio. Segundo o órgão, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) está sendo usado por criminosos para enganar consumidores de empréstimos.

De acordo com o Fisco, os ladrões realizam as operações com a ferramenta de documentos falsos de notificação e arrecadação, fazendo com que a vítima realize o recolhimento de taxas ausentes para ter a liberação do dinheiro. Com isso, os indivíduos acreditando nessas condições, repassam o suposto IOF via transferência de Pix para pessoas físicas.

Boleto utilizado por golpistas | Foto: Divulgação/ Receita Federal

Em nota, a Receita Federal explicou sobre estelionatários se caracterizando como empresas para emitir a liberação de crédito do pagamento antecipado de IOF pelo Pix.

O órgão informa que em hipótese alguma fornece dados referentes a recolhimento de tributos ou de taxas via transferência, ressaltando que servidores do Fisco também não realizam serviços de empréstimos a população.

Para evitar o golpe, a Receita enfatiza que a população deve atentar-se as informações de quitação das contas. Alguns tributos podem ser pagados por meio do Pix, porém, o IOF é quitado somente pelo Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que é pago através da instituição responsável por conceder o empréstimo.

Caso desconfie ser vítima de um golpe, o órgão orienta a procura imediata da polícia, apresentando todas as provas concretas, além do registro de um boletim de ocorrência.

Matéria com informações da Agência Brasil.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também