O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Despedida

Conheça a história de Thalita do Valle, modelo e atiradora brasileira morta na guerra da Ucrânia

Thalita era atriz, modelo, estudante de Direito, ativista de causas animais, socorrista e atiradora de elite.

Postado em 4 de julho de 2022 por Ícaro Gonçalves

A brasileira Thalita do Valle, de 39 anos, morreu na tarde de quinta-feira (30/6) em um bombardeio na cidade de Kharkiv, enquanto lutava ao lado das tropas ucranianas na guerra contra a Rússia. Thalita era atriz, modelo, estudante de Direito, ativista de causas animais, socorrista e atiradora de elite.

O ataque russo também matou o ex-militar do Exército brasileiro Douglas Búrigo, 40. Segundo relatos de combatentes, Douglas retornou a um bunker para resgatar Thalita, única integrante da tropa que ficou para trás após o primeiro bombardeio. Segundo informações do UOL, já são três casos de brasileiros mortos na guerra da Ucrânia —André Hack morreu em um combate na madrugada de 5 de junho.

Guerra contra o Estado Islâmico

Socorrista e com cursos de tiro no Brasil, Thalita participou de uma missão contra o Estado Islâmico no Iraque, Curdistão iraquiano e Curdistão Sírio há três anos, conforme registros em seu canal no YouTube.

A experiência estava sendo registrada em livro redigido por Thalita em parceria com um escritor, diz a família.

“A gente está na rota, na estrada, indo para o front”, descreveu em vídeo em território iraquiano registrado em setembro de 2019, enquanto filmava a região no carona de um veículo. Já no local, disse: “Gente, aqui é o front. Para lá é onde ocorre a batalha”. Em seguida, apareceu fardada na região.

Segundo Théo Rodrigo Vieira, irmão de Thalita, a especialidade da irmã era atuar como socorrista. “A função primária é fazer o resgate. Mas também tem a função de fazer a proteção, dando cobertura para quem está avançando, como atiradora de precisão”, complementa.

Embora saiba que a irmã precisava usar armas no conflito, Théo a define como uma “progressista genuína defensora da paz”. “Ela pegava em armas apenas porque era um contexto de guerra”, explica.

Atriz mirim e modelo na juventude

Natural de Ribeirão Preto (SP), Thalita se mudou com a família desde a infância para a capital paulista, onde morou até se alistar junto às tropas ucranianas.

Em São Paulo, foi protagonista de peças teatrais durante a infância. Aos 18, também passou a trabalhar como modelo fotográfica. Thalita atuava ainda em parceria com ONGs para defender os direitos dos animais —integrava um grupo que luta em defesa dos pitbulls.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.