Vídeo viral de avião soltando produto rosa não faz parte de chá revelação
Filmagem mostra uma aeronave despejando produto usado para combater incêndios florestais.
Um vídeo viral de um avião sobrevoando uma floresta soltando um produto rosa não faz parte de um chá de revelação, como apontado pelas páginas que o publicaram. Na verdade, o pó liberado pela aeronave se trata de um produto utilizado para combater incêndios florestais. A publicação enganosa já tem 5 milhões de visualizações e 220 mil curtidas.
O primeiro detalhe que pode ser notado na publicação, que já indica a falsidade da mesma, é o porte do avião. Revelações usando aviões e fumaça já se tornaram comum, porém, sempre são usadas aeronaves menores.
Outro ponto é o 911 escrito na cauda da aeronave, que é o número de emergência dos Estados Unidos, o equivalente ao 190 por aqui. Ou seja, é um avião utilizado em situações de emergência.
O modelo da aeronave que se vê no vídeo é o Douglas DC-10 Air Tanker, especialmente modificado para combater incêndios. O avião pode carregar dois tipos de produto: água ou um retardante de chamas, que possui coloração vermelha/rosa. A “fumaça rosa” que aparece no vídeo não é fumaça, e sim esse retardante, que é um pó.
O “retardante de chama” não serve para apagar o fogo, mas, na verdade, para conter a propagação das chamas. Em um incêndio florestal, aviões formam uma barreira em volta da área onde está pegando fogo, para que equipes de bombeiros no solo possa fazer o combate direto. Por isso, o retardante de chama é utilizado junto a água.