Funeral do ex-premiê Shinzo Abe ocorre nesta terça
Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro do Japão, teve funeral nesta terça-feira (12), em Tóquio. A cerimônia ocorreu no templo Zojoji e contou com vigília de mais de 2,5 mil pessoas. Aliados e adversários políticos se despediram do ex-premiê, segundo a TV NHK. Vale lembrar, Shinzo Abe, 67, morreu baleado na última sexta-feira (8). Ele estava em campanha na cidade […]
Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro do Japão, teve funeral nesta terça-feira (12), em Tóquio. A cerimônia ocorreu no templo Zojoji e contou com vigília de mais de 2,5 mil pessoas. Aliados e adversários políticos se despediram do ex-premiê, segundo a TV NHK.
Vale lembrar, Shinzo Abe, 67, morreu baleado na última sexta-feira (8). Ele estava em campanha na cidade de Nara, cerca de 520 km de Tóquio, quando foi atingido nas costas.
Segundo a TV, o corpo de Zhinzo Abe passou pelo gabinete do primeiro-ministro Kishida Fumiu e depois a outros locais o distrito de Nagatacho. Mais vigílias pelo país ocorrerão em homenagem ao ex-premiê.
Morte de Shinzo Abe
Após o atentado, Zhinzo Abe teve atendimento médico e chegou inconsciente ao Hospital Universitário de Nara, na cidade de Kashihara, mas não resistiu. A polícia identificou e prendeu Tetsuya Yamagami, de 41 anos, como suspeito do crime.
Yamagami é um ex-integrante da Marinha japonesa e estava com uma arma de fabricação caseira. Vale citar, o país tem um rígido controle de armas.
Depois do ato, o atual primeiro-ministro do Japão Fumio Kishida se manifestou. Ele classificou o ataque como “absolutamente imperdoável”.
Em relação a Shinzo, ele esteve no cargo de 26 de dezembro de 2012 a 16 de setembro de 2020 – quatro mandatos. À época ele renunciou por questões de saúde.