O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Inovação

Sistemas fotovoltaicos chamam atenção em Goiás; número de instalações é dobrado no primeiro semestre de 2022

Para ter essa energia renovável, o investidor paga a taxa mínima obrigatória cobrada pela operadora de energia por 22 a 27 anos, entretanto, não é possível consumir mais energia do que transmitida pela usina solar, ou seja, o “payback” (sistema do retorno de investimento).

Postado em 21 de julho de 2022 por Victória Vieira

No primeiro semestre de 2022, Goiás registrou cerca de 13,2 mil sistemas de energia solar instalados em imóveis residenciais a instituições do Poder Público. Agora, o Estado é o quinto colocado no maior número de instalações e uso de energia sustentável. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), são 73 unidades conectadas à rede solar por dia.

A Yellot, empresa goiana de soluções sustentáveis, alega que mais de 82% das instalações foram contabilizadas no começo do ano até junho. São quase 11 mil instalações, ultrapassando os resultados no mesmo período do ano passado.

Para ter essa energia renovável, o investidor paga a taxa mínima obrigatória cobrada pela operadora de energia por 22 a 27 anos, entretanto, não é possível consumir mais energia do que a transmitida pela usina solar.

“Não há nenhum produto financeiro de baixo risco disponível no mercado com retornos iguais a esses”, informa o diretor executivo da Yellot, Pedro Bouhid.

A energia solar fotovoltaica é uma maneira mais econômica e benéfica, trazendo cada vez mais a acessibilidade.

“Estamos vindo de alguns anos de franco crescimento em energia solar e acreditamos que é algo que veio para ficar e fazer parte do dia a dia dos brasileiros. Há ainda muito o que crescer, principalmente entre estabelecimentos comerciais, indústrias e também no campo”, disse Pedro.

Um dos principais motivos dos números estarem avançando é a popularização da tecnologia. Bouhid destaca que com a conta de energia encarecendo, o receio é gerado nos consumidores com as novas regras de compensação da Geração Distribuída, além de maior conscientização ambiental.

Em relação a desempenho de energia sustentável, Goiás fica atrás somente de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. No Brasil, o número chega a mais de 267,8 mil sistemas, cerca de 1,48 mil unidades por dia, totalizando 16,41 gigawatts (GW) de capacidade instalada em usinas solares fotovoltaicas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também