sábado, 12 de setembro de 2026
Conflito

Ucrânia acusa Rússia de ataque a Odessa menos de 24 horas após acordo

Misseis atingiram o porto da cidade que é chave para a exportação de grãos do país; conflito chega a seu 150º dia.

Redaçãopor em

O governo da Ucrânia afirmou neste sábado (23/7) que a Rússia fez um ataque a mísseis ao porto de Odessa, no Mar Negro. A cidade é essencial para a exportação de grãos do país. O ataque ocorre menos de 24 horas após os países assinarem acordos para facilitar a exportação de grãos.

“O inimigo atacou o porto de Odessa com mísseis de cruzeiro Kalibr. Dois dos projéteis foram derrubados pelas forças de defesa aérea. Dois atingiram a infraestrutura do porto”, disse Sergii Brachuk, porta-voz da administração regional de Odessa.

Na última sexta-feira (22), os países assinaram um acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Turquia para facilitar a exportação de grãos que estavam bloqueados em portos da Ucrânia. Estima-se que entre 20 e 25 milhões de toneladas de grãos sofrem o bloqueio de exportação.

“A Federação Russa demorou menos de 24 horas para questionar, com os ataques com mísseis ao território do porto de Odessa, os acordos e as promessas que fez à ONU e à Turquia no documento assinado ontem em Istambul”, afirmou o porta-voz para o Ministério das Relações Exteriores, Oleg Nikolenko. 

Ao disparar mísseis no porto, o presidente russo, Vladimir Putin, “cuspiu na cara do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e do presidente turco, Recep (Tayyip) Erdogan, que fizeram enormes esforços para chegar a esse acordo”, disse Nikolenko.

A Rússia terá “total responsabilidade” se o acordo falhar e por “aprofundar a crise global de alimentos”, acrescentou.

O acordo feito na última sexta-feira visa diminuir a crise causada pelo bloqueio da exportação destes commodities. A Ucrânia é o terceiro maior produtor de grãos do mundo e, a crise causada pelo conflito, causou aumento dos preços de alimentos na África, continente mais pobre do mundo.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Economia

Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Trump tem menor aprovação desde início do segundo mandato, com economia no centro das críticas
11 de setembro

MEMÓRIA

25 anos do 11 de Setembro: o dia que mudou o mundo

Uma manhã de céu aberto nos Estados Unidos se transformou em uma sequência de ataques que atingiu...
“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS?

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

Jacob Coxon deixou a indústria de inteligência artificial e acusou as duas empresas de avançarem ...
rússia

Zelensky

Avião de Zelensky quase é atingido por drone durante voo, diz premiê da Noruega

Presidente ucraniano viajava da Moldávia para Oslo, onde participou do funeral do rei Harald
Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Verão italiano

Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Temperatura média chegou a 24,6°C em 2026, enquanto agosto bateu recorde histórico com 25,6°C
Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

MAIS CONTROLE

Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

Proposta permite escolher entre recomendações personalizadas ou apenas publicações de perfis seg...
Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

APROXIMAÇÃO

Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

Ponte sobre o rio Tumen terá uso inicial para cargas e deve receber passageiros até o fim do ano
Barcos afundados transformaram fundo arenoso em recife artificial próximo a Gibraltar

Recife artificial

Barcos afundados transformaram fundo arenoso em recife artificial próximo a Gibraltar

Iniciativa iniciada pelo mergulhador Eric Shaw, em 1973, resultou em uma rede com mais de 30 embarca...