sábado, 7 de novembro de 2026
Copa América Feminina

Brasil vai à final da Copa América Feminina e garante vaga olímpica

Pela semifinal, o time de Pia Sundhage bateu o Paraguai por 2 a 0 no Estádio Alfonso López.

Agência Brasilpor em

A presença brasileira na Olimpíada de Paris (França) está oficialmente confirmada. Nesta terça-feira (26), faltando exatamente dois anos para os Jogos de 2024, a seleção feminina de futebol se tornou a primeira equipe do país a garantir presença no evento com a vaga à final da Copa América, disputada na Colômbia. Pela semifinal, o time de Pia Sundhage bateu o Paraguai por 2 a 0 no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga, mesmo palco onde decidirá o título continental no sábado (30), às 21h (horário de Brasília), contra as anfitriãs.

Além do lugar em Paris, o Brasil se garantiu na Copa do Mundo do ano que vem, na Austrália e na Nova Zelândia. Ao contrário da Olimpíada, para a qual se classificariam somente os finalistas, os três primeiros da Copa América vão diretamente ao Mundial. O terceiro colocado será conhecido nesta sexta-feira (29), às 21h, no Estádio Centenário, em Armenia, no confronto entre Paraguai e Argentina. Quem perder, disputará a seletiva internacional ao lado do Chile, que ficou em quinto lugar.

Apesar do susto paraguaio aos dois minutos, em cabeçada da zagueira Verónica Riveros que a zagueira Tainara salvou em cima da linha, foi o Brasil quem abriu o placar. Aos 16, a meia Adriana cruzou pela direita, a zaga afastou e a sobra ficou com Tamires na entrada da área. A lateral rolou para a atacante Bia Zaneratto, que não conseguiu o domínio, mas ajeitou para a volante Ary Borges bater rasteiro, no canto. Aos 27 minutos, a atacante Debinha e a lateral Antônia dividiram com a defesa do Paraguai e Bia Zaneratto aproveitou a bola na área, soltando a bomba para ampliar e balançar as redes no 100º jogo dela pela seleção principal.

No segundo tempo, as paraguaias mantiveram a estratégia de buscar as bolas paradas e ensaiaram uma pressão na saída brasileira, mas sentiram o desgaste. Mesmo em ritmo mais lento que nos 45 minutos iniciais, o Brasil se manteve no campo de ataque, com a meia Kerolin sendo a jogadora mais ativa. A equipe canarinho teve diversas chances para ampliar a vantagem, mas errou nas tomadas de decisão e na finalização.

O Brasil é o maior vencedor da Copa América, com sete títulos em oito edições, sendo os três últimos consecutivos. Somente em 2006, quando a Argentina sediou o torneio e levou a taça, é que as brasileiras ficaram na segunda posição. A Colômbia, adversária na decisão, busca um feito inédito, após dois vices, em 2010 e 2014, ambos para a seleção canarinho.

Além de Brasil e Colômbia, os Estados Unidos e a anfitriã França estão assegurados na Olimpíada de Paris. As norte-americanas se garantiram com o título do Campeonato das Américas do Norte e Central e Caribe, realizado no México, conquistado no dia 18, ao derrotarem o Canadá (atual campeão olímpico) por 1 a 0 na final.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Copa América futebol feminino seleção brasileira

Veja também

bortoleto

GP DO BRASIL

Bortoleto bate em Interlagos, cai no Q1 e perde chance de disputar o top 10

Brasileiro perdeu o controle da Audi em pista molhada durante a classificação deste sábado (7), e...
Série B tem duelo importante do Vila Nova e mais confrontos neste sábado (07); veja horários e onde assistir

Futebol Brasileiro

Série B tem duelo importante do Vila Nova e mais confrontos neste sábado (07); veja horários e onde assistir

Penúltima rodada do campeonato movimenta a disputa pelas primeiras posições; Novorizontino, Juven...
Hugo Calderano e Bruna Takahashi são eliminados nas oitavas do WTT Frankfurt

Fim da linha

Hugo Calderano e Bruna Takahashi são eliminados nas oitavas do WTT Frankfurt

Brasileiros foram superados nesta sexta-feira (6) pela chinesa Chen Xingtong e pelo alemão Wim Verd...
tiffany

VÔLEI

Justiça nega novo pedido de Tifanny, que segue fora da Superliga

Defesa da jogadora tenta reverter decisão que restringiu sua participação em competições nacion...
Da NFL ao Serra Dourada: estádio goiano aposta em experiência à beira do campo

REFORMA

Da NFL ao Serra Dourada: estádio goiano aposta em experiência à beira do campo

Projeto de requalificação prevê 23 camarotes fixos no nível do gramado, inspirados nas arenas de...
goiás

BASTIDORES DO FUTEBOL GOIANO

Crise no Goiás: CT fica sem itens básicos e jogadores cobram salários atrasados

Protesto de torcedores na Serrinha expôs dificuldades enfrentadas pelo clube, que também não apre...
gp

FÓRMULA 1

Lando Norris lidera treino livre do GP de São Paulo; Bortoleto fica em 8º e Rafael Câmara estreia na F1

Atividade em Interlagos teve a participação de dois brasileiros e foi interrompida após problema ...
Bruna Takahashi enfrenta chinesa nas oitavas do WTT de Frankfurt nesta sexta (6); veja horário e onde assistir

Brasil na disputa

Bruna Takahashi enfrenta chinesa nas oitavas do WTT de Frankfurt nesta sexta (6); veja horário e onde assistir

Brasileira encara Chen Xingtong, número 7 do mundo, nesta sexta-feira (6), após vencer na estreia ...