sexta-feira, 11 de setembro de 2026
Política

Com desistência de Lissauer, PSD pode bancar Vilmar Rocha para o Senado

Presidente estadual do partido é visto como melhor nome para assumir depois da segunda debandada do partido

Redaçãopor em

Izadora Resende 

A desistência do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira, à pré-candidatura ao Senado Federal foi confirmada por meio de nota oficial divulgada nesta quarta-feira (03). No texto encaminhado à imprensa, uma das justificativas apontadas por Lissauer para não dar prosseguimento a esse projeto diz respeito ao lançamento das chamadas “candidaturas isoladas” ao Senado. 

“Ocupei o espaço a pedido do PSD, considerando a aliança da legenda com a chapa majoritária para a reeleição do governador Ronaldo Caiado. Mas diante da decisão de candidaturas avulsas ao Senado Federal, entendemos, em conjunto, que o momento é de união e fortalecimento da chapa, não de divisão”, explicou.

No documento, Lissauer também pontuou que acredita que “tudo tem o tempo e a hora certa para acontecer”. “Sempre honrei as oportunidades que tive, mas também sei reconhecer quando não é o momento ideal para avançar. Seguirei o meu compromisso de continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, afirmou em nota.

Alguns parceiros partidários de Lissauer Vieira comentaram sobre a desistência e quais serão as possibilidades para esse novo cenário. O vereador e pré-candidato a deputado federal, Lucas Kitão (PSD), explicou que espera uma conversa do partido para verificar a possibilidade de lançar um outro nome ao Senado Federal. 

Para ele, o nome mais preparado para essa disputa é o do presidente do PSD, Vilmar Rocha. “Acredito que o partido vai ouvir os membros da executiva, os outros candidatos das proporcionais, tanto estadual, quanto federal. Para mim, o mais preparado para essa pré-candidatura ao Senado, se for uma vontade do PSD, é o Vilmar Rocha”. 

O vereador explicou ainda que a prioridade que havia sido estabelecida dentro do partido era a de levar o nome do Lissauer ao Senado, mas com a desistência dele será necessário um novo planejamento. “Agora vamos precisar entender qual a primazia do partido, se o foco vai ser nas candidaturas proporcionais ou não, já que no cenário atual os pré-candidatos à Câmara de Deputados e ao Senado fortalecem o grupo”. 

O pré-candidato a deputado federal destacou também o que, segundo ele, pode ter pesado na decisão do presidente da Assembleia para a desistência da pré-candidatura. “Eu imagino que sejam as dificuldades políticas, de não ser candidato exclusivo da base, de não estar em chapa fechada”. 

Bastidores 

Nos  bastidores, são muitos os burburinhos relacionados à desistência de Lissauer. Um deles é que o até então pré-candidato defendia ser o nome de consenso na chapa do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Contudo, o Governador optou por não definir um postulante ao Senado, permitindo, assim, as candidaturas independentes. Essa postura de Caiado causou insatisfação a Lissauer, que havia decidido por manter a pré-candidatura, até então. Contudo, houve uma reunião no gabinete do presidente da Alego ontem (2/8), para a tomada de decisão com relação a essa pauta. Já perto do prazo final das convenções – que encerram nesta sexta-feira, (5/8) – ele decidiu recuar. 

Outra informação apurada pela reportagem do O HOJE, é que o governador Ronaldo Caiado disse que iria ajudar o pré-candidato a ingressar em uma vaga no Tribunal de Contas do Município (TCM), no lugar de Valcenor Braz. Entretanto, devido às atitudes que Caiado estava adotando nos últimos dias, o presidente da Assembleia desconfiou dessa fala. Apesar dessa situação ter causado um receio ao presidente da Alego, ele afirmou que se manterá na base do governo e continuará caminhando com Caiado. 

Pesquisas

Nas pesquisas mais recentes de intenção de voto, os números revelavam que, certamente, Lissauer não iria decolar nesse projeto ao Senado Federal. O que piorou esta situação, foi o fato do Governador ter optado por “tirar o corpo” e não apoiar apenas um candidato ao Senado. Conforme relatado por parlamentares, o apoio direcionado do governador certamente levaria mais peso à pré-candidatura de Lissauer, mas isso não aconteceu.

Próximos passos

Ainda estão obscuras as previsões do que o PSD poderá decidir, tanto sobre a vaga ao Senado Federal, quanto ao novo foco do partido. De acordo com o presidente goiano do PSD, Vilmar Rocha, o que se espera é que até sexta-feira (5/8), haja um novo posicionamento do grupo. Apesar do nome dele ser cotado para a vaga no Legislativo, ele ainda ouvirá a executiva para tomar uma decisão.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Lissauer psd Senado

Veja também

Marconi promete pacote de medidas para os primeiros seis meses de eventual governo em Goiás

ELEIÇÕES 2026

Marconi promete pacote de medidas para os primeiros seis meses de eventual governo em Goiás

Candidato cita ações nas áreas de saúde, segurança, infraestrutura, habitação e funcionalismo...
Ronaldo Caiado é internado em São Paulo com pneumonia

BOLETIM MÉDICO

Ronaldo Caiado é internado em São Paulo com pneumonia

Candidato à Presidência estava com quadro inicialmente tratado como faringite; tomografia confirmo...
Rogério Marinho cobra quebra de sigilo dos inquéritos das fake news e milícias digitais

Quebra de sigilo

Rogério Marinho cobra quebra de sigilo dos inquéritos das fake news e milícias digitais

Senador do PL afirmou que Fachin deve adotar o mesmo critério utilizado na divulgação de document...
O que acontece agora no caso Banco Master após retirada de sigilo por Fachin

BANCO MASTER

O que acontece agora no caso Banco Master após retirada de sigilo por Fachin

Decisão libera processos para consulta, mas mantém sob sigilo informações que possam comprometer...
Daniel Vorcaro palestrando

Regalias

PF aponta que Vorcaro bancou viagens e jantares de servidores do Banco Central

Relatórios enviados ao STF indicam que ex-banqueiro teria custeado despesas de funcionários acusad...
PF aponta que grupo ligado a Vorcaro acessava processos sigilosos com logins de servidores do MPF

investigação

PF aponta que grupo ligado a Vorcaro acessava processos sigilosos com logins de servidores do MPF

Relatório enviado ao STF descreve consultas a sistemas internos, obtenção de documentos e uso de ...
Ceasa vira ponto de disputa entre candidatos ao governo de Goiás

ELEIÇÕES 2026

Ceasa vira ponto de disputa entre candidatos ao governo de Goiás

Daniel Vilela e Wilder Morais estiveram no entreposto em agendas de campanha e direcionaram discurso...
Valdivino critica política fiscal “excessivamente expansionista” da União

Papo Xadrez

Valdivino, secretário de Economia do DF, critica política fiscal “excessivamente expansionista” da União

Entrevistado do podcast Papo Xadrez, o titular da pasta da Economia do Governo do Distrito Federal, ...