domingo, 18 de outubro de 2026
Política

Com desistência de Lissauer, PSD pode bancar Vilmar Rocha para o Senado

Presidente estadual do partido é visto como melhor nome para assumir depois da segunda debandada do partido

Redação O Hojepor em

Izadora Resende 

A desistência do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira, à pré-candidatura ao Senado Federal foi confirmada por meio de nota oficial divulgada nesta quarta-feira (03). No texto encaminhado à imprensa, uma das justificativas apontadas por Lissauer para não dar prosseguimento a esse projeto diz respeito ao lançamento das chamadas “candidaturas isoladas” ao Senado. 

“Ocupei o espaço a pedido do PSD, considerando a aliança da legenda com a chapa majoritária para a reeleição do governador Ronaldo Caiado. Mas diante da decisão de candidaturas avulsas ao Senado Federal, entendemos, em conjunto, que o momento é de união e fortalecimento da chapa, não de divisão”, explicou.

No documento, Lissauer também pontuou que acredita que “tudo tem o tempo e a hora certa para acontecer”. “Sempre honrei as oportunidades que tive, mas também sei reconhecer quando não é o momento ideal para avançar. Seguirei o meu compromisso de continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, afirmou em nota.

Alguns parceiros partidários de Lissauer Vieira comentaram sobre a desistência e quais serão as possibilidades para esse novo cenário. O vereador e pré-candidato a deputado federal, Lucas Kitão (PSD), explicou que espera uma conversa do partido para verificar a possibilidade de lançar um outro nome ao Senado Federal. 

Para ele, o nome mais preparado para essa disputa é o do presidente do PSD, Vilmar Rocha. “Acredito que o partido vai ouvir os membros da executiva, os outros candidatos das proporcionais, tanto estadual, quanto federal. Para mim, o mais preparado para essa pré-candidatura ao Senado, se for uma vontade do PSD, é o Vilmar Rocha”. 

O vereador explicou ainda que a prioridade que havia sido estabelecida dentro do partido era a de levar o nome do Lissauer ao Senado, mas com a desistência dele será necessário um novo planejamento. “Agora vamos precisar entender qual a primazia do partido, se o foco vai ser nas candidaturas proporcionais ou não, já que no cenário atual os pré-candidatos à Câmara de Deputados e ao Senado fortalecem o grupo”. 

O pré-candidato a deputado federal destacou também o que, segundo ele, pode ter pesado na decisão do presidente da Assembleia para a desistência da pré-candidatura. “Eu imagino que sejam as dificuldades políticas, de não ser candidato exclusivo da base, de não estar em chapa fechada”. 

Bastidores 

Nos  bastidores, são muitos os burburinhos relacionados à desistência de Lissauer. Um deles é que o até então pré-candidato defendia ser o nome de consenso na chapa do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Contudo, o Governador optou por não definir um postulante ao Senado, permitindo, assim, as candidaturas independentes. Essa postura de Caiado causou insatisfação a Lissauer, que havia decidido por manter a pré-candidatura, até então. Contudo, houve uma reunião no gabinete do presidente da Alego ontem (2/8), para a tomada de decisão com relação a essa pauta. Já perto do prazo final das convenções – que encerram nesta sexta-feira, (5/8) – ele decidiu recuar. 

Outra informação apurada pela reportagem do O HOJE, é que o governador Ronaldo Caiado disse que iria ajudar o pré-candidato a ingressar em uma vaga no Tribunal de Contas do Município (TCM), no lugar de Valcenor Braz. Entretanto, devido às atitudes que Caiado estava adotando nos últimos dias, o presidente da Assembleia desconfiou dessa fala. Apesar dessa situação ter causado um receio ao presidente da Alego, ele afirmou que se manterá na base do governo e continuará caminhando com Caiado. 

Pesquisas

Nas pesquisas mais recentes de intenção de voto, os números revelavam que, certamente, Lissauer não iria decolar nesse projeto ao Senado Federal. O que piorou esta situação, foi o fato do Governador ter optado por “tirar o corpo” e não apoiar apenas um candidato ao Senado. Conforme relatado por parlamentares, o apoio direcionado do governador certamente levaria mais peso à pré-candidatura de Lissauer, mas isso não aconteceu.

Próximos passos

Ainda estão obscuras as previsões do que o PSD poderá decidir, tanto sobre a vaga ao Senado Federal, quanto ao novo foco do partido. De acordo com o presidente goiano do PSD, Vilmar Rocha, o que se espera é que até sexta-feira (5/8), haja um novo posicionamento do grupo. Apesar do nome dele ser cotado para a vaga no Legislativo, ele ainda ouvirá a executiva para tomar uma decisão.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Lissauer psd Senado

Veja também

Band transmite neste domingo (18) o primeiro debate entre Lula e Flávio Bolsonaro

Eleições 2026

Band transmite neste domingo (18) o primeiro debate entre Lula e Flávio Bolsonaro

Candidatos confirmaram presença após ausências no primeiro turno; encontro começa às 20h e ter�...
Lula e Flávio

ELEIÇÕES 2026

Lula e Flávio Bolsonaro intensificam campanha na última semana antes do 2º turno

Candidatos participam de debate presidencial às 20h e têm compromissos de campanha previstos até ...
TSE altera local de votação de 4 mil seções; saiba como consultar

Eleições 2026

TSE altera local de votação de 4 mil seções; saiba como consultar

Mudança afeta quase 1% das seções do país devido a reformas, chuvas e adequações de acessibili...
Caminhada da Direita reúne apoiadores de Flávio Bolsonaro em Goiânia

Eleições 2026

Caminhada da Direita reúne apoiadores de Flávio Bolsonaro em Goiânia

Manifestação na Avenida Ricardo Paranhos em apoio ao Flávio Bolsonaro concentra lideranças conse...
Lobista diz ter visto Lulinha com ministros e quer fazer delação premiada

entrevista

Lobista diz ter visto Lulinha com ministros e quer fazer delação premiada

Amiga de Lulinha, lobista afirma que ela e as filhas são alvo de ameaças e diz que pode fazer dela...
Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

ELEIÇÕES 2026

Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

Candidata à reeleição ao GDF participou da Carreata Onda Azul da Leoa neste sábado (17). Ibaneis...
Dark Horse

Doação de Vorcaro

PF aponta “severa” divergência em valores enviados ao exterior para financiar filme sobre Bolsonaro

Investigação identificou saída de mais de US$ 12 milhões do Brasil e retorno de US$ 2,8 milhões...
Carreata pelo Flávio Bolsonaro em Goiânia

Direita

Daniel, Caiado e Gayer participam de carreata em apoio a Flávio na Região Metropolitana de Goiânia

Mobilização começou em Aparecida de Goiânia e reuniu senadores eleitos e lideranças políticas;...