O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 21 de fevereiro de 2026
Meio Ambiente

Barreiras de captação de água são encontradas no Rio Bacalhau, interior de Goiás

Esta barragem, composta com algumas mangueiras para captação da água, gerou a mortalidade de peixes por falta de oxigenação hídrica

Alexandre Paespor Alexandre Paes em 5 de agosto de 2022

E os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), encontraram uma barragem nesta sexta-feira (5), abaixo da área de nascente do Rio Bacalhau, na cidade de Goiás. A operação aconteceu após a Semma receber denúncias anônimas no último mês, devido a mortalidade de peixes na região. Por se tratar de um rio perene, de suma importância para a conservação ambiental, foi feita a desobstrução dessas barragens de captação ilegal da água.

Esta barragem, composta com algumas mangueiras para captação da água, gerou a mortalidade de peixes por falta de oxigenação hídrica. Anteriormente à barragem, foi percebido o curso normal do rio e, após a barragem, não, devido à interrupção. A equipe se dividiu a averiguação do leito do rio no local, buscando evidências, encontrando as captações. A SEMMA realizou a desobstrução do rio, verificando a continuidade natural do rio.

A proposta da Prefeitura para SANEAGO é para que a empresa reduza a captação de água no Rio Bacalhau dentro dos períodos críticos para que obtenha-se o retorno e segurança hídrica do córrego, visto a necessidade de possuir água corrente o ano inteiro.

A operação tem projeção de continuidade dentro de todo o curso do Rio Bacalhau, realizando assim a educação ambiental e conservação, precisando também da contribuição da população para que o uso da água seja consciente. Na pós-operação, a equipe está dando continuidade aos trabalhos administrativos.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também