quarta-feira, 12 de agosto de 2026
Política

Após baixas, vereadores querem evitar novas interferências na prefeitura

O mais recente motivo para alarde dos vereadores foi a possibilidade de exoneração de José Firmino, chefe de gabinete do prefeito

Izadora Resendepor Izadora Resende em

Durante sessão plenária na Câmara Municipal de Goiânia, na quarta-feira (10/8), o vereador Santana Gomes (PRTB) levantou uma pauta que animou os ânimos dos parlamentares. Segundo ele, existe um grupo que quer derrubar o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). A tentativa, desta vez, seria por meio de uma exoneração forçada do chefe de gabinete, José Firmino, a pedido da cúpula nacional do Republicanos. Santana informou que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) perguntou ao presidente do PRTB, Denes Pereira, se Firmino havia sido “derrubado” da prefeitura, pelo “povo de Brasília”.   

O vereador explicou que ligou para Rogério Cruz a fim de confirmar esta informação, que foi negada. De acordo com ele, Rogério Cruz disse que esse pedido já foi feito várias vezes, mas que com ele não funciona dessa forma. 

A prefeitura de Goiânia tem vivido uma sequência de baixas nos últimos dias, tendo sido duramente criticada, por exemplo, na volta dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal, no início do mês de agosto. Já havia sido antecipado pelo O HOJE que haveriam outras situações assim. 

Há um movimento, por parte dos vereadores, para que os membros da cúpula do Republicanos de Brasília sejam substituídos no Paço Municipal, ao passo que dificultam a comunicação do legislativo com o executivo. Alguns vereadores definiram os secretários como “truculentos, indisponíveis para o diálogo e sem cordialidade”. 

Talvez, por esta razão, a saída de Firmino seja vista como um grande problema, já que, de acordo com alguns parlamentares, ele é o único na gestão de Rogério que os recebe e está aberto ao diálogo. O vereador Clécio Alves (Republicanos) afirmou que José Firmino “é um homem leal, honrado, que serve ao governo e ao prefeito Rogério Cruz como poucas vezes vi tamanha lealdade. Eu espero que isso seja um balaio de ensaio. Se caso o prefeito Rogério Cruz cometer esse crime – exonerar Firmino – vai pagar um preço na vida, não só como prefeito, mas na vida, que ele nunca vai conseguir reparar”, concluiu. 

O vice-prefeito de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota) foi cobrado para interceder a favor junto ao prefeito. Em tom ácido, Santana pontuou que se for preciso “jogar na lama”, ele vai. “É meu ambiente. Se eu for para a lama, eu levo todo mundo. Eu tenho papel para levar todo mundo. Estou pronto para o jogo. Eu estive com o senador Demóstenes Torres e ele tem informação dessa prefeitura e do Ministério Público que até Deus duvida”, disse. 

Mais um 

Em meio às polêmicas do excesso de envolvimento da cúpula nacional do Republicanos na gestão de Rogério Cruz, mais uma exoneração aconteceu. Nome forte do partido em Brasília, Arthur Bernardes, foi exonerado do Escritório de Prioridades Estratégicas da Prefeitura de Goiânia, onde ocupava o cargo de secretário. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município, da última terça-feira (10/8).

Nova roupagem

Assim como revelado pela coluna Xadrez, do jornal O HOJE, o jornalista Wilson Silvestre apurou que as últimas decisões do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), trocando algumas peças chaves no tabuleiro político da gestão da Capital, sugerem que ele agora controla totalmente a máquina municipal. “O prefeito não será mais surpreendido com ações administrativas sem a sua anuência e que provoque desgastes político em sua imagem”, contou um aliado.

Rogério Cruz está tentando colocar fim aos rótulos que recebeu desde o início da gestão, de prefeito que “terceirizou a gestão” e também de ‘paraquedista” político. Agora, ele quer ser visto como prefeito de forma integral, sendo o responsável pelas estratégias políticas junto aos vereadores.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Deputados esvaziam sessões da Alego em meio à corrida eleitoral

Eleições 2026

Deputados esvaziam sessões da Alego em meio à corrida eleitoral

Com todos os 41 parlamentares candidatos, presença de deputados no plenário da Assembleia despenca...
Gayer e Oséias Varão participam de encontro de candidatos ao Senado com Flávio Bolsonaro

eleições 2026

Gayer e Oséias Varão participam de encontro de candidatos ao Senado com Flávio Bolsonaro

Candidatos gravaram, ao lado do candidato a presidente, vídeos e pílulas eleitorais que serão uti...
Alego

Parlamento goiano

Alego aprova política de incentivo ao empreendedorismo para mães atípicas em Goiás

Proposta prevê capacitação gratuita, acesso facilitado a crédito e benefícios para negócios li...
“Grande articulador de Lula”, diz Flávio Bolsonaro sobre Moraes

POLÍTICA

“Grande articulador de Lula”, diz Flávio Bolsonaro sobre Moraes

Presidenciável do PL criticou encontro entre Lula e Davi Alcolumbre na casa do ministro do STF e vo...
Flávio Bolsonaro nega troca de vice e chama acusação contra Alfredo Gaspar de “farsa”

Flávio e Gaspar

Flávio Bolsonaro nega troca de vice e chama acusação contra Alfredo Gaspar de “farsa”

Candidato à Presidência afirma manter confiança no companheiro de chapa, alvo de investigação s...
Michelle Bolsonaro

Apoio

Michelle Bolsonaro diz que deixou divergências de lado e reforça apoio à candidatura de Flávio

Ex-primeira-dama participou de gravações para a campanha do senador nesta terça-feira (11), em Br...
Influenciadores podem declarar apoio político, mas contratação para propaganda eleitoral é proibida

POLÍTICA

Influenciadores podem declarar apoio político, mas contratação para propaganda eleitoral é proibida

Advogado especialista em Direito Eleitoral explica limites para atuação de criadores de conteúdo ...
Flávio e Michelle Bolsonaro gravam juntos para a campanha eleitoral

UNIDOS

Flávio e Michelle Bolsonaro gravam juntos para a campanha eleitoral

Registro marca a retomada da parceria pública entre os dois após o episódio de desentendimento qu...