Há menos de 100 dias da Copa, Tite diz que lista de convocados não está fechada
Tite soma 84% de aproveitamento desde junho de 2016, período em que o gaúcho assumiu o comando d a seleção. São 56 vitórias, 13 empates e cinco derrotas, com 158 gols marcados e 26 gols sofridos.
Em entrevista concedida ao Ge, o técnico da seleção brasileira conversou sobre a preparação nessa reta para o início da Copa do Mundo. Tite afirma que o ciclo de preparação para o mundial do Catar construiu uma equipe competitiva e mentalmente forte com um espaço importante para individualidades terem a chance de brilhar.
Tite soma 84% de aproveitamento desde junho de 2016, período em que o gaúcho assumiu o comando d a seleção. São 56 vitórias, 13 empates e cinco derrotas, com 158 gols marcados e 26 gols sofridos. A comissão insiste para que os jogadores façam três meses de excelência para chegar em alto nível no mundial. Não resta espaço ou tempo para um possível desleixo nessa etapa final de preparação. Qualquer deslize pode ser determinante para sobrar da lista dos 26, que segue indefinida. “Não basta querer ganhar, é preciso estar determinado para alcançar o auge físico e técnico” disse Tite. “Se a lista tá fechada e verdadeiramente, não está, pela experiência, pelo nível de atletas, concorrência. Estamos acompanhando legal.”, complementa o treinador.
O treinador ainda falou sobre as experiências e lições que aprendeu desde a última Copa do Mundo; “Eu brinco assim, tem bem mais cabelo branco, o joelho dói mais, experiência também traz, aliás o que é quando se faz um ciclo completo com muito mais segurança naquilo que está fazendo. Hoje nós temos aí com formas táticas, com um “Approach” com os atletas muito mais uma relação de confiança como técnico. Com uma comissão técnica que se comporta de acompanhamento muito mais vivo diferentemente de um momento anterior de necessidade de transformar resultado e apressando tudo, agora nós temos, eu sinto, uma maturidade para entender esse conjunto e melhor preparado.”
A abertura do Mundial foi antecipada e será realizada no dia 20 de novembro, com a partida entre Qatar e Equador. A Seleção Brasileira, portanto, só estreia no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, pela primeira rodada do Grupo G. O Brasil não vence uma Copa do Mundo desde a edição de 2002.