O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Articulação

Marconi busca apoio na região do Entorno do Distrito Federal

Ex-governador esteve em Luziânia e Valparaíso de Goiás no último domingo

Postado em 22 de agosto de 2022 por Francisco Costa

O Entorno do Distrito Federal é estratégico e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) sabe disso. Com mais de 600 mil eleitores, a região se destaca para as candidaturas majoritárias. Assim, o tucano, que disputa vaga para o Senado, esteve no local no domingo (21) em busca de apoio de vereadores.

Marconi passou por Luziânia e Valparaíso de Goiás, na data. Nesta última, recebeu apoio da vereadora Cláudia Aguiar (PSDB) na corrida pelo Senado.

Já em Luziânia, o apoio na disputa foi do vereador Passos, do Progressistas (PP). A legenda tem como presidente estadual Alexandre Baldy, que também é candidato ao Senado. Além disso, o PP faz parte da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Também candidato ao governo, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) já disse que Caiado e Marconi possuem um “apoio velado”. De fato, diversos prefeitos do PSDB hipotecaram apoio à reeleição do atual governador. Um deles foi tucano histórico de Goiás Carlos Leréia, prefeito de Minaçu.

De volta a Marconi, ele aproveitou a passagem da região para firmar o compromisso de lutar para melhorar a qualidade do transporte coletivo no Entorno. “Faço o compromisso de viabilizar o transporte de Brasília até Luziânia entre outros benefícios que serão importantes para essa região do Entorno.”

Pesquisa

O ex-governador Marconi Perillo lidera as intenções de voto segundo pesquisa Serpes divulgada no domingo (21). O tucano aparece com 24,7%. Destaca-se, foi a primeira rodada do levantamento após as convenções. Até então, ele ainda era possibilidade na disputa ao governo.

Deputado federal e um dos três nomes da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na disputa à Casa Alta do Congresso, delegado Waldir (União Brasil) vem em segundo lugar com 15,4%. Depois aparece o também parlamentar da Câmara Federal João Campos (Republicamos), que faz parte da chapa de Gustavo Mendanha (Patriota), com 6%.

Os demais são: Wilder Morais (PL), 4,7%; os outros dois nomes da base de Caiado, Vilmar Rocha (PSD) e Alexandre Baldy, com 3,6% e 2,5%; Denise Carvalho (PCdoB), 2,4%; Leonardo Rizzo (Novo), 2%; Antônio Carlos da Paixão (PCO), 1,4%; e Manu Jacob (PSOL), 1,1%. Anularia ou não votaria somaram 9,6%. Outros 26,6% não decidiram.

Realizada de 13 a 17 de agosto, a pesquisa Serpes ouviu 801 eleitores. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou menos e tem confiança de 95%. Os números registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são GO-08758/2022 e BR-00273/2022.

Segunda tentativa

Esta é a segunda tentativa seguida de Marconi ao Senado. Em 2018, o ex-governador disputou uma das duas vagas, mas terminou em quinto lugar com 416.613 votos, 7,55% do montante. Este ano, só há uma cadeira à disposição.

Os eleitos em 2018 foram Vanderlan Cardoso (PSD), com 1.729.637 votos (31,35%), e Jorge Kajuru (Podemos), com 1.557.415 votos (28,23%). O mandato da dupla vai até 2026.

Além de Marconi, outro nome que disputou em 2018 e retorna para este pleito é o ex-senador Wilder Morais (PL). Naquele ano, ele ficou em terceiro lugar com 796.387 votos. 14,43% das confirmações nas urnas.

Vale citar, Marconi e Wilder disputam com outros oito candidatos. São eles: Delegado Waldir, Denise Carvalho, Manu Jacob, João Campos, Alexandre Baldy, Leonardo Rizzo, Vilmar Rocha e Antônio da Paixão.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também