O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
Saúde

Renata Guirau explica os grupos alimentares que devem compor a montagem da lancheira

Um prato cheio, colorido,
repleto de vitaminas, fibras
e minerais é o sonho de toda
mamãe

Postado em 23 de agosto de 2022 por Lanna Oliveira

O universo da gastronomia tem muito a oferecer para quem está disposto a se aventurar pelos sabores. Para além da degustação, os alimentos têm a função nutricional que deve ser respeitada. Em todas as esferas, se preocupar em manter uma alimentação equilibrada se faz necessário, principalmente na primeira infância. Segundo a nutricionista Renata Guirau, o retorno da rotina de volta às aulas intensificam as dúvidas sobre como montar a lancheira dos filhos e quais alimentos incluir.

Um prato cheio, colorido, repleto de vitaminas, fibras e minerais é o sonho de toda mamãe. Porém, a alimentação saudável infantil envolve desafios diários. As dúvidas surgem ainda na amamentação e seguem durante toda a infância. A alimentação é a base para o crescimento e desenvolvimento de uma criança. É o que proporciona bem-estar, saúde, inteligência e aquela energia gostosa. Não é à toa que os cuidados começam ainda durante a gestação, seguem no pós-parto, se intensificam na introdução alimentar do bebê e segue mais adiante.

Para a nutricionista Renata Guirau a fase da inserção da criança na escola é um momento decisivo e precisa ser olhado com cuidado. “O lanche da escola pode parecer uma refeição pequena, mas é muito frequente na vida das crianças: são em média 20 lanches no mês e 200 no ano”, diz. Por isso, é necessário ter atenção ao teor nutricional das preparações, pois elas são fundamentais para a formação de bons hábitos alimentares. Mas isso não precisa ser um problema, pode ser bem mais fácil e saudável do que você imagina.

Para facilitar a rotina e garantir a nutrição dos pequenos, a especialista sugere cardápio de lanches para a semana e cinco receitas fáceis e deliciosas. “Os pequenos precisam ter um cardápio variado, que inclua alimentos frescos, de acordo com a capacidade de mastigação e autonomia para se alimentar”, conta. Ela continua dizendo que no momento da montagem dos lanches para a escola a lancheira ideal deve conter sempre um elemento de cada grupo para que haja o equilíbrio desejado.

O grupo de carboidratos, como pães, torradas, bolos caseiros, tapioca, panquecas ou chips de batata ou maçã, por exemplo, fornecem energia e auxiliam no crescimento; Já as proteínas, como queijos, leite, iogurte, patê caseiro de frango ou atum, homus de grão de bico, ovos de codorna e snacks a base de grão de bico ou lentilha atuam na produção de células e são fundamentais na fase de crescimento e desenvolvimento; Os vegetais, como frutas ou até mesmo tomates cereja, cenoura ou pepino, são excelentes fontes de vitaminas, minerais, fibras e compostos antioxidantes.

Alimentos industrializados devem ser evitados devido à grande quantidade de sódio e componentes químicos que possuem. Alguns exemplos são os salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes, chocolates e bolinhos artificiais. Outro ponto interessante trazido pela nutricionista é em relação à participação dos filhos na cozinha, pois esse estímulo favorece o desenvolvimento da autonomia, a maior aceitação e interesse pelos alimentos. Além de aprenderem sobre suas transformações depois dos preparos.

“A criança, sempre guiada pelos pais, também pode ajudar na elaboração de alguns itens da lista de ingredientes utilizados nos lanches; pode ir ao mercado para escolher os produtos da lista e, de acordo com as habilidades de cada faixa etária, auxiliar a guardá-los, lavá-los e misturá-los nas receitas, por exemplo”, conta Renata. E para conservar o frescor dos alimentos de forma segura e efetiva, a recomendação é o uso de lancheiras térmicas de boa qualidade. Os gelos à base de gel e garrafas térmicas são ótimos para ajudar a manter a temperatura das bebidas.

Pensando em facilitar ainda mais o dia a dia, com preparações diversificadas, práticas e saudáveis, Renata Guirau preparou uma sugestão de cardápio para os lanches da semana, além de 5 deliciosas receitas. Entre as sugestões estão panquecas, homus, pão de mandioca, enroladinho de abacaxi com coco, bolo de banana, e mais. Aproveite o momento de escolha e de preparo dos alimentos saudáveis junto aos pequenos para colecionar memórias especiais, repletas de trocas e muito amor!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.