No Twitter, Bolsonaro volta a falar de liberdade de expressão
Presidente não especificou motivo da fala que ocorre dois dias após operação da Polícia contra empresários bolsonaristas.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta quinta-feira (25/8), que respeitar a democracia significa honrar direitos e garantias fundamentais. A fala ocorreu no Twitter. Bolsonaro falou, também, sobre liberdade de expressão dois dias após operação da Polícia Federal contra empresários de seu entorno.
O presidente havia criticado a medida, a portas fechadas, para empresários. No momento, o mandatário questionou aos presentes se consideravam a atitude da PF “proporcional”.
“Respeitar a democracia é muito diferente de assinar uma ‘cartinha’. Honrar a Constituição, em especial direitos e garantias fundamentais, é o que diferencia DEMOCRATAS de DEMAGOGOS”, disse no Twitter.
“A agressão à liberdade de expressão (art. 5°, IX, e art. 220, §§ 1º e 2º, da CF) é típica daqueles que se dizem ESTADISTAS, mas posam ao lado de DITADORES, defendendo governos como os da NICARÁGUA, CUBA e VENEZUELA”, continuou.
A operação contra empresários próximos a Bolsonaro ocorreu com autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A decisão de Moraes teve como base a repórtagem do Metrópoles que mostrou que empresários bolsonaristas mantinham um grupo de WhatsApp com conversas de teor golpista.
Moraes tomou como base para autorizar, a pedido da Polícia Federal, uma operação de busca e apreensão apenas a reportagem. Nenhuma outra diligência preliminar foi realizada antes.