Goiânia registra 21 novos casos de varíola dos macacos, diz SES-GO
Com os dados recentes, o total de contaminados, em território goiano, cresceu para 210
Goiás registrou 21 novos casos da varíola dos macacos, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), divulgado nesta segunda-feira (29/8).
Com os dados recentes, o total de contaminados, em território goiano, cresceu para 210. Os doentes têm entre 9 e 64 anos.
Ainda de acordo com o documento, apenas três pacientes são mulheres. Além disso, o estado soma 387 casos suspeitos de monkeypox – termo científico da doença – conforme a SES – GO.
Já no Brasil, o Ministério da Saúde informa que são mais de 4,4 mil casos confirmados, sendo a grande maioria no Estado de São Paulo.
Leia também: Anvisa aprova importação de vacina contra varíola dos macacos
Sintomas
Os sintomas mais comuns podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Assim, há possibilidades de confundir a Varíola dos Macacos com uma gripe, por exemplo.
Já as erupções cutâneas na pele passam por etapas. Em um primeiro momento podem parecer sífilis, ou varicela. Após a vermelhidão, elas ganham volume e foram-se bolhas. Por fim, criam cascas.
Leia também: Dono passa varíola dos macacos para cachorro; saiba os sintomas e tratamento do animal
Tratamento
Ainda não há um tratamento específico para a Varíola dos Macacos, mas os quadros clínicos costumam ser leves.
O risco de agravamento ocorre em pessoas imunossuprimidas com HIV/aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes e crianças com menos de 8 anos.