O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Literatura infantil

Secult Goiás promove hábito de leitura por meio de contação de histórias

Iniciativa leva artista Marília Ribeiro para contar histórias para crianças de escola pública

Postado em 29 de agosto de 2022 por Redação

A Biblioteca Pio Vargas e Gibiteca Jorge Braga, unidades da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), realizaram, na última sexta-feira (26),  uma ação de contação de histórias para alunos do CEI Centro Promocional Todos os Santos III. O evento foi promovido pelo Comitê Gestor do Programa da Criança Feliz do Governo de Goiás. Toda a atividade foi conduzida pela atriz Marília Ribeiro, da Cia Novo Ato, e contemplou cerca de 100 crianças entre 2 e 5 anos. Os pais e responsáveis também estiveram presentes e participaram do momento lúdico.

A coordenadora da Biblioteca Pio Vargas, Keyla de Faria, explica que o objetivo da Secult Goiás é descentralizar as ações culturais para que toda a comunidade goiana tenha acesso a políticas públicas eficientes e transformadoras. “Historicamente, a cultura sempre foi centralizada. Eu acredito que esse movimento de descentralização que a Secult realiza vindo até a escola é muito importante pois traz cultura, lazer e recreação para os alunos”.

Solange Gibson Martins, coordenadora pedagógica do CEI, ressalta que a contação de histórias desenvolvida pela Secult contribui com as iniciativas de incentivo à leitura que já são desenvolvidas pela escola. “A contação de histórias é maravilhosa porque acontece ao vivo e a cores. Os alunos interagem com os personagens, conversam, participam e até fazem críticas. Essa interação com o contador de histórias é muito importante para aproximar a criança do mundo da escrita”.

A atriz Marília Ribeiro encantou as crianças com a interpretação de clássicos da literatura infantil. “É fantástico estar aqui pois as crianças acessam um mundo novo e saem um pouco do celular. Estive aqui de carne e osso para contar a história do livro. Esse é o poder do teatro junto com a educação e a literatura”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.