sábado, 17 de outubro de 2026
No Entorno

Crianças marcham e empunham réplicas de fuzis em escola de Goiás

Os vídeos teriam sido gravados em uma escola pública em Padre Bernardo, a 82km de Brasília.

Redação O Hojepor em

Ao menos seis crianças foram filmadas marchando enquanto empunhavam simulacros de fuzis em uma escola pública de Padre Bernardo, região do Entorno do Distrito Federal. Os vídeos foram divulgados nas redes sociais.

Nas imagens, um homem aparece dando instruções de ordem unida, comum em quartéis. A pessoa que grava narra as imagens. “Crianças aprendendo a manusear armas na Vendinha [bairro onde a escola fica localizada]”. Ainda segundo o locutor, o curso teria sido promovido pela Guarda Mirim, dentro Escola Estadual Santa Bárbara.

Ao portal Metrópoles, a direção do colégio alegou que cedeu o espaço para a Guarda Mirim há aproximadamente seis meses. O projeto teria o apoio da prefeitura de Padre Bernardo.

De acordo com a coordenação, a proposta inicial era proporcionar disciplina, autocontrole, valores cívicos e morais, com princípios militares. Porém, a direção alegou que não teria conhecimento das atividades com simulacros de fuzis de assalto.

Resposta da prefeitura

Em nota ao Metrópoles, a prefeitura do município afirmou que um instrutor do projeto esteve no gabinete do prefeito solicitando apoio para realizar as atividades, mas foi informado de que teria de apresentar o Projeto da Guarda Mirim juntamente com um plano de trabalho. Segundo a prefeitura, os documentos não foram entregues.

“A prefeitura não possui nenhum vínculo empregatício, contrato, convenio e nem mesmo parceria com o instrutor ou com o projeto. A escola não está vinculada a rede de ensino municipal. A prefeitura sequer foi informada sobre início das atividades com os alunos, bem como das práticas a serem ensinadas”, afirmou.

Leia a nota na íntegra

“Sobre o vídeo que circula na internet no qual crianças aparecem portando simulacro de arma de fogo, esclarecemos que a Prefeitura Municipal de Padre Bernardo não possui nenhum vínculo empregatício, contrato, convênio nem mesmo parceria com o instrutor ou com o projeto.

Há alguns meses, esse mesmo instrutor esteve no gabinete do prefeito solicitando apoio da Prefeitura Municipal, sendo informado que a prefeitura enxerga com bons olhos a prática de ensinamentos de patriotismo, civismo e bons costumes, mas que ele precisaria apresentar o Projeto da Guarda Mirim juntamente com um plano de trabalho, o que não aconteceu.

O fato ocorreu nas dependências do Colégio Estadual Santa Bárbara, unidade esta que não está vinculada à rede de ensino municipal. A prefeitura sequer foi informada sobre início das atividades com os alunos, bem como das práticas a serem ensinadas. A Prefeitura Municipal de Padre Bernardo repudia veementemente quaisquer práticas que envolvam atividades que incitem ou façam apologia a atos de violência”.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

MP-GO faz duas operações em escolas em intervalo de sete dias em Goiás

INVESTIGAÇÃO

MP-GO faz duas operações em escolas em intervalo de sete dias em Goiás

Ações ocorreram em 8 e 15 de outubro e miram grupos suspeitos de fraudar licitações e dispensas ...
Goiás tem previsão de temperaturas de até 39°C e chuva isolada neste domingo

PREVISÃO DO TEMPO

Goiânia terá sábado (17) de até 32°C e pancadas de chuva à tarde

Mínima prevista é de 19°C; manhã terá muitas nuvens, e a noite também apresenta possibilidade ...
Bombeiros encontram corpo de homem em lago da Saneago, em Goiânia

Mistério

Bombeiros encontram corpo de homem em lago da Saneago, em Goiânia

Vítima, de aproximadamente 30 anos, foi localizada submersa a cerca de três metros de profundidade...
Cirurgião depõe sobre morte de empresária após cirurgia plástica em Goiânia

INVESTIGAÇÃO

Cirurgião depõe sobre morte de empresária após cirurgia plástica em Goiânia

Lessandro Martins ficou cerca de três horas no 4º DP. Polícia aguarda laudo da exumação para es...
Bebê de 23 dias é morto com mais de 20 facadas; pais são presos na Paraíba

Crime Bárbaro

Bebê de 23 dias é morto com mais de 20 facadas; pais são presos na Paraíba

Casal de 19 anos apresentou versões conflitantes sobre o crime; Polícia Civil investiga a particip...
Homem fica gravemente ferido após cair de telhado no Setor Finsocial, em Goiânia

Acidente

Homem fica gravemente ferido após cair de telhado no Setor Finsocial, em Goiânia

Vítima foi encontrada inconsciente e com sangramento intenso na cabeça, no Setor Finsocial, e enca...
Goiás registra alta de dengue e chikungunya e reforça combate ao mosquito

Atenção na saúde

Goiás registra alta de dengue e chikungunya e reforça combate ao mosquito

Estado confirma mais de 108 mil casos de dengue e 11 mil de chikungunya em 2026; ações incluem nov...
PCDF prende dois suspeitos de tráfico de drogas na Estrutural em Brasília

Tráfico de drogas

PCDF prende dois suspeitos de tráfico de drogas na Estrutural em Brasília

Um dos detidos é um homem de 36 anos que estava foragido e usava documentos falsos para esconder a ...