O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 16 de outubro de 2024
Inteligência Artificial

Primeiro cão robô da América do Sul fará apresentação em Goiânia neste fim de semana

A tecnologia é pioneira na América do Sul, desenvolvida no Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da UFG

Postado em 23 de setembro de 2022 por Ícaro Gonçalves

Goiânia receberá neste fim de semana a apresentação do Bitdog, o primeiro cão robô da América do Sul, criado pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG (CEIA). O ‘pet’ robótico fará interações com o público neste sábado (24), das 10h às 13h30, no Araguaia Shopping.

A população terá a oportunidade de conhecer e saber mais sobre a tecnologia desenvolvida pelo Centro de IA, que no futuro poderá ser utilizada em áreas públicas, comerciais e residenciais. Segundo os idealizadores do robô, o Bitdog pode ser utilizado para monitoramento de segurança, resgate de vidas, entregas e uma série de outras ações tecnológicas.

Estudantes do primeiro Bacharelado de Inteligência Artificial na Universidade Pública no país vão operar o robô e serão responsáveis por informar a comunidade sobre a tecnologia inovadora.

Leia também: O perigo dos deepfakes: Inteligência Artificial detecta vídeos falsos com 98,5% de precisão

Desenvolvimento tecnológico

Foto: Divulgação

O quadrúpede integra a plataforma de desenvolvimento para diferentes tipos de aplicação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial. A função inteligente do cão robô é capaz de monitorar e fiscalizar os serviços petroquímicos, elétricos, ferroviários e industriais. Ele pertence ao Laboratório de Veículos Autônomos do Centro de IA.

A tecnologia é pioneira na América do Sul, desenvolvida no Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da UFG. Lançado em 2019, o CEIA é o 1º Centro de Inteligência Artificial no Brasil resultado de uma aliança entre a Universidade Federal de Goiás, setores público e privado. Pioneiro em inovações no país, o Centro de IA produz tecnologias relevantes para diversos segmentos da sociedade, empregando técnicas, pesquisas acadêmicas e conhecimentos de Inteligência Artificial (IA).