O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Apoio

Leonardo Dicaprio parabeniza Sonia Guajajara e Célia Xakriabá por vitória em eleições brasileiras

Ao todo, as mulheres que representam o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ganharam com 157.067 votos.

Postado em 7 de outubro de 2022 por Victória Vieira

O ator Leonardo Dicaprio veio em suas redes sociais parabenizar as indígenas Sonia Guajajara e Célia Xakriabá por vencerem a disputa pelo cargo de deputada federal. Ao todo, as mulheres que representam o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ganharam com 157.067 votos.

“Parabéns para @GuajajaraSonia na conquista de uma cadeira no Congresso brasileiro, fazendo história como a primeira mulher indígena eleita como deputada federal. Essa representação é essencial para garantir que os direitos dos povos indígenas, os guardiões de nossas florestas, sejam reconhecidos e cumpridos”, escreveu DiCaprio em uma publicação do Twitter nesta quarta-feira (5/10).

No entanto, o astro hollywoodiano se enganou. Sonia Guajajara não foi a primeira deputada federal a ser eleita, e sim, a primeira deputada federal eleita por São Paulo.

“A Amazônia e a saúde do nosso planeta estão em ótimas mãos com essas líderes incríveis”, acrescentou ao postar uma foto de Xakriabá.

Com a votação de domingo, agora a Câmara consta com cinco deputados indígenas. No Brasil, isso se consagra como um recorde histórico. Os eleitos foram:

  • Célia Xakriabá (PSOL-MG)
  • Juliana Cardoso (PT-SP)
  • Paulo Guedes (PT-MG)
  • Silvia Waiãpi (PL-AP)
  • Sônia Guajajara (PSOL-SP)

Antes das eleições, Dicaprio estava bastante engajado em chamar atenção dos jovens para fazerem o seu título de eleitor e conseguirem votar este ano.

“O Brasil é o lar da Amazônia e outros ecossistemas críticos para as mudanças climáticas. O que acontece lá importa para todos nós e votação entre jovens é chave em motivar mudanças por um planeta saudável”, manifestou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também