Professora que fez gesto nazista é demitida de escola no Paraná
Professora que fez gesto nazista é demitida de escola no Paraná
Uma professora que foi filmada fazendo um gesto nazista dentro de uma sala de aula foi demitida. O caso ocorreu em Ponta Grossa, no Paraná. A informação foi confirmada pela escola e pelo advogado de defesa da professora.
Ao g1, o advogado dela, Alexandre Jorge, disse que a professora não fez uma saudação nazista, mas sim colocou o hino para tocar e fez uma continência à bandeira. Disse, ainda, que o fato aconteceu ao fim da aula, quando a profissional faz comumente um momento de descontração junto aos estudantes.
Alexandre também alega que o vídeo foi um recorte feito por estudantes “com posição política contrária”, fora de contexto. Por fim, ressaltou que ela não compactua com o nazismo.
O vídeo começou a viralizar apenas nesta segunda-feria (10). No registro, é possível ver que alguns alunos já estão sentados. Um dos estudantes se levanta e se direciona à mesa da professora. Após isso, o jovem se afasta do local, e a docente faz o gesto nazista.
A diretora do Colégio Sagrado Coração irmã Edites, em entrevista ao jornal O Globo, classificou o episódio como “um erro” a atitude da professora e disse que o colégio não compactua com o gesto. Ela citou que “ânimos exaltados” no atual cenário político podem estar por trás do ato da educadora, mas afirmou que a postura da unidade de ensino é de neutralidade. A diretora afirmou ao jornal O Globo que medidas serão tomadas de acordo com o regimento interno do colégio. Ela ressaltou que a professora trabalha “há bastante tempo” na unidade e que é uma “excelente profissional”.