Mutirama terá horário de funcionamento estendido para o Dia das Crianças
As atividades no parque começam às 9h e vão até às 17h e cinema 4D será inaugurado
A expectativa da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) é que neste feriado cerca de 20 mil pessoas passem pelo parque Mutirama. Uma das atrações principais será a inauguração do Cine 4D. As atividades começam a partir das 9h e vão até às 17h. A programação vai contar também com com shows, brincadeiras, sorteio de brindes, exposição de carros antigos e oficinas de desenho e pintura.
O Cine 4D ficou seis anos em reforma e tem sua inauguração às 9h. O diferencial desse cinema é a capacidade de mexer com as sensações de quem estiver presentes como olfato, tato, percepção de temperatura. Essas sensações são feitas pela movimentação das poltronas, também ocorre o disparo de sprays de água, vento, fumaça e jogo de luzes.
“Nós nos empenhamos para colocar o Cine 4D para funcionar, com todas as verificações técnicas necessárias. É um brinquedo muito querido pelos visitantes do Mutirama e tenho certeza de que será um momento especial”, afirma o presidente da Agetul, Valdery Júnior.
Já o parque Mutirama conta com 28 brinquedos, contudo quatro deles ainda não podem ser utilizados por estarem em reforma ou por questões de segurança, são eles: montanha-russa, teleférico, roda-gigante e a casa mal-assombrada.
Em nota a Agetul informou ainda que a Mini- Montanha está parada há mais de três anos devido a queda de árvores em cima dos trilhos que acabou ficando danificado. A secretaria afirma que está em fase final de reparo através de um processo de compra. Já a Montanha Russa (Super JET) está parada a pouco mais de oito meses para intervenções técnicas, também em fase final de execção. “Quando assumimos a gestão, eram 11 brinquedos à disposição dos visitantes. Todos passam por manutenção diariamente”, garante.
Boas condições
No mês de julho a prefeitura de Goiânia, por meio da Agetul informou por meio de nota que o parque era seguro e que não dá “indicativos que sugiram a necessidade de interdição em nenhuma das atrações”. A resposta ocorreu após pedido do Ministério Público de Goiás (MPGO) por nova interdição.
O MPGO acionou a Justiça e pediu a interdição por falta de segurança até que o Município consiga comprovar que todos os brinquedos passaram por inspeção técnica e manutenção adequadas e estão em condições adequadas de uso. A promotora de Goiânia Leila Maria de Oliveira sustenta que, apesar da reabertura do parque, a Agetul não conseguiu dar provas de que todos os brinquedos foram adequados às normas técnicas ou apresentou documentos (laudos ou relatórios) de inspeção que atestem que os brinquedos estão aptos a funcionar.
A prefeitura de Goiânia, por sua vez, afirma que atende todos os pré-requisitos, laudos, e determinações previstos em lei que garantem a total segurança aos funcionários e frequentadores do Parque Mutirama. E mais: “A empresa Repro Engenharia entregou à Agetul, em 11 de julho, laudos preliminares de diagnóstico e inspeção de todos os equipamentos do parque. Não há indicativos que sugiram a necessidade de interdição em nenhuma das atrações.”