quarta-feira, 9 de setembro de 2026
Campanha

Lula fará orçamento participativo com contribuições pela internet

Candidato também propõe renegociar dívidas de inadimplentes

Redaçãopor em

O candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta quinta-feira (13/10) que pretende recolher contribuições para elaborar o Orçamento da União pela internet. “A gente vai elaborar o orçamento e, antes de apresentar ao Congresso [Nacional], através da internet, quem quiser dar palpite no orçamento, dará. E a gente vai incluir a partir da necessidade das pessoas”, disse ao falar à imprensa em Aracaju (SE).

Segundo Lula, a proposta é usar as ferramentas digitais para colocar em prática o conceito de orçamento participativo pelo governo federal.

O candidato também pretende procurar os bancos e grandes empresas para propor a renegociação das dívidas das famílias inadimplentes. “Nós temos que negociar uma parte da dívida que as pessoas têm com o varejo, com a Magalu, com as Casas Bahia. Chamar os empresários para propor uma negociação e tirar as pessoas endividadas do Serasa”, disse.

Lula quer ainda rediscutir com os bancos a redução das taxas e juros cobrados pelas instituições financeiras. “Outra coisa é discutir com o sistema financeiro. Os bancos, além das taxas de juros serem escorchantes, tem uma [grande] quantidade de penduricalhos que triplicam a sua dívida. Aí, você não consegue sair mais [do endividamento]”, acrescentou. “Vamos discutir mais condições para fazer crédito mais barato”, enfatizou.

A política de reajuste do salário mínimo, com aumentos a partir do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é uma política que o ex-presidente pretende retomar, caso seja eleito. “Se o PIB cresce e só o patrão fica com o crescimento, o que ganha o povo? Nada. Então, é preciso que esse PIB cresça e seja repartido. Era por isso que a gente dava a inflação e reajustava o salário mínimo de acordo com o PIB dos últimos dois anos”, disse.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Celina Leão e Gustavo Rocha

Samambaia

Celina Leão lidera pesquisa Quaest com 35% e inaugura comitê em Samambaia

Governadora aparece na liderança com 35% das intenções de voto; vice na chapa, Gustavo Rocha, diz...
Flávia Teles desiste de disputar vaga na Câmara após agravamento de quadro de saúde

ELEIÇÕES 2026

Flávia Teles desiste de disputar vaga na Câmara após agravamento de quadro de saúde

Internada novamente em São Paulo com quadro grave de hipotireoidismo, candidata recebeu orientaçã...
Kajuru anuncia aposentadoria da política após mandato no Senado

Aposentadoria

Kajuru anuncia aposentadoria da política após mandato no Senado

Senador afirma que decisão foi motivada por questões de saúde e falta de reconhecimento
Diretores da PF colocam cargos à disposição após afastamento de Andrei Rodrigues

"Ataques injustificados"

Diretores da PF colocam cargos à disposição após afastamento de Andrei Rodrigues

Integrantes da instituição se manifestaram via nota e prestaram “total apoio” ao diretor-geral...
Mendonça diz que Moraes sabia de relatórios e monitoramento da PF

Suprema Corte

Mendonça diz que Moraes sabia de relatórios e monitoramento da PF

Ministro afirma que documentos monitoraram sua atuação e a de Jorge Messias antes de serem usados ...
Lula e Flávio Bolsonaro

Empate

Quaest aponta empate entre Lula e Flávio Bolsonaro no 2º turno para 2026

Pesquisa mostra presidente numericamente à frente no 1º turno, mas cenário muda em eventual dispu...
Conheça William Murad, delegado que assume temporariamente o comando da PF

Polícia Federal

Conheça William Murad, delegado que assume temporariamente o comando da PF

Atual diretor-executivo da corporação, delegado tem mais de 20 anos de carreira e experiência em ...
Ronaldo Caiado

Ex-governador

“A PF é de Estado, não de governo”, diz Caiado ao elogiar decisão do STF

Candidato do PSD à Presidência afirma que afastamento do diretor-geral da Polícia Federal reforç...