Procon Goiânia constata irregularidades em lojas de presentes na semana anterior ao Dia das Crianças
Foi apurado a prática de preços abusivos, a validade dos produtos, a veracidade das promoções e se os descontos anunciados são cumpridos
Entre os dias 5 e 11 de outubro, na semana que antecedeu o Dia das Crianças, a Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Goiânia constatou cerca de 30 irregularidades em meio a fiscalização em lojas de presentes infantis.
Na operação, o órgão também emitiu duas autuações. Foi apurado a prática de preços abusivos, a validade dos produtos, a veracidade das promoções e se os descontos anunciados são cumpridos. As autuações aconteceram em função de diferenças nos preços nas gôndolas e no caixa, na hora do pagamento.
“É uma força-tarefa da equipe de fiscalização para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados na hora da compra. Um trabalho detalhado dentro dos estabelecimentos, observando item por item”, afirma o gerente de fiscalização do Procon Goiânia, Erlan Borges.
Cuidados na hora da compra
O Procon alerta para que o consumidor escolha a melhor opção de compra e de pagamento no Dia das Crianças. A pesquisa, por parte dos pais, é importante para evitar gastos desnecessários. “Importante o consumidor também exigir a nota fiscal, pois nos casos de defeitos, o consumidor poderá reivindicar seus direitos”, diz o órgão.
No caso das compras virtuais, o Procon Goiânia orienta que o consumidor fique atento aos prazos de entrega, bem como às possíveis alterações do preço do momento de inserção do produto ao carrinho até o pagamento.
O consumidor pode desistir em até sete dias a partir da efetuação do pedido ou recebimento do produto. Em casos de dúvidas, denúncias ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Goiânia por meio dos telefones 3524-2936 ou 3524-2942 ou aplicativo Prefeitura 24h.
Com informações do Procon Goiânia
Leia também: Procon Goiás autua frigorífico da “picanha mito” por carne vencida