Homens armados matam ao menos 15 pessoas no Irã
Segundo uma agência de notÃcias iraniana, os agressores foram identificados como o grupo terrorista “takfiri”
Um grupo de homens armados mataram ao menos 15 pessoas em um ataque a um santuário xiita nesta quarta-feira (26/10) no Irã. Segundo a agência estatal Irna, forças de segurança entraram em confronto com manifestantes que se reuniam para marcar os 40 dias desde a morte de Mahsa Amini, que gerou protestos em todo o paÃs.
Segundo a agência iraniana, os agressores foram identificados como o grupo terrorista “takfiri”. A denominação é utilizada para se referir a grupos sunitas armados.
Testemunhas, no entanto, afirmam que a tropa de choque abriu fogo contra civis que estavam no cemitério. “A tropa de choque atirou em pessoas que se reuniram no cemitério para a cerimônia memorial de Mahsa… dezenas foram presas”, afirmou uma testemunha.
VÃdeos divulgados nas redes sociais mostraram milhares de iranianos marchando em direção ao cemitério onde Amini está enterrada, apesar da forte presença da polÃcia de choque. Ativistas convocaram protestos em todo o paÃs para marcar 40 dias desde que ela morreu depois de ser detida por “trajes impróprios”.