O Halloween se aproxima e a criatividade toma conta das escolhas de fantasias
Avril Lavigne marca o retorno da estética emo dos anos 2000, da qual ela é uma das principais embaixadoras
Essencialmente comemorado pelos americanos, o feriado do Halloween, dia 31 de outubro, ganhou espaço em terras nacionais. A data é uma oportunidade de colocar a imaginação em prática, de se aventurar em possibilidades pouco convencionais e homenagear personagens de terror. Animados com as festas, os brasileiros têm inovado e ‘Stranger Things’, ’Euphoria’ e ‘Top Gun: Maverick’ são as opções mais buscadas na hora de se transformar. E não é para menos, são alguns dos blockbusters dos últimos anos.
A festa de Halloween está ganhando cada vez mais popularidade no Brasil. Além de proporcionar uma interação social, a festa oferece também uma ampla opção de fantasias para explorar a criatividade e se divertir. Neste ano, uma das maiores influências nos looks de Halloween 2022 vêm da cultura pop, principalmente de séries e filmes como ‘Stranger Things’, ’Euphoria’ e ‘Top Gun: Maverick’, ‘Psicopata Americano’, ‘Inventando Anna’, ‘Abracadabra’. Personalidades como Avril Lavigne, Elvis e Priscilla Presley também estão no topo das buscas.
Bruxas, vampiros, fantasmas e sangue fake já são quase um clichê, mas a professora de Design de Moda dá dicas de fantasias atuais, práticas e fáceis para o Halloween. Segundo Ana Carolina de Santana, já está na hora de pensar nas fantasias que possam ser customizadas sem gastar muito. “Usando apenas criatividade alguns itens que temos em casa já conseguimos montar uma boa fantasia de Halloween. No dia das bruxas, elas são sempre assustadoras, ou referentes a algum personagem misterioso, ou lançamentos de filmes e séries que estão em alta”.
Ela sugere pesquisar com antecedência, se você está procurando fantasias criativas. “Muitas pessoas já estão procurando ideias de fantasias para usar, seja em uma festa na escola, no trabalho ou na faculdade. E vamos combinar que essa é uma ótima data para soltar a imaginação e se vestir de forma divertida”, completa a docente. Com isso, para ajudar nessa produção, a professora preparou cinco dicas práticas para aproveitar o Halloween, sem gastar muito e com muita criatividade:
Aposte em uma inspiração no seu personagem favorito, como por exemplo, em um visual anos 80 com fones de ouvido e camiseta do HellfireClub em uma produção bem Eddie Munson (Stranger Things). A clássica fantasia de Harley Quinn continua sendo uma opção prática e sem erro; Samara Morgan (O Chamado) é uma fantasia muito fácil, pois precisa apenas de um vestido branco surrado, ter cabelos longos e lisos e caprichar na base muito clara para deixar o rosto pálido e uma sombra preta ao redor dos olhos.
Para reproduzir a fantasia de Chucky você precisa apenas de uma camiseta com listras vermelhas e brancas ou coloridas e uma jardineira. E pode abusar da maquiagem de cicatriz; Agora se você quer entrar na trend anos 2000, nada melhor do que se inspirar na maravilhosa Avril Lavigne, que tem liderado as pesquisas de look desde que voltou à tona com seu novo álbum, ‘Love Sux’. Para esse estilo aposte em regata branca, gravata e calça cargo ou ainda um conjuntinho rosa xadrez, por exemplo, que é a cara da artista.
E para que saibam, não, não foi nos Estados Unidos! O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. Esse festival comemorava o fim do verão, o começo do no novo celta e as colheitas. Como o Samhain era uma comemoração pagã e muito popular não só na Irlanda, como também no Reino Unido, o pessoal da Igreja Católica começou a ficar de olho nele. Tanto que no século 8, o Papa Gregório III (ou IV, não se sabe ao certo quem foi) mudou a data do Dia de Todos os Santos (dia 13 de maio, em que era comemorado o festival romano dos mortos) para o dia 1º de novembro, a data do Samhain. Assim, as tradições pagãs do Samhain e as tradições católicas do festival romano dos mortos se misturaram.